5 passos para conquistar a Pele Perfeita

Ninguém nega que limpeza, esfoliação e proteção solar são essenciais para ter uma pele perfeita! Mas será que isso basta para deixar a sua aparência radiante?

Esses procedimentos são só o começo de uma rotina eficaz de cuidados com a pele do rosto. E, para te ajudar na missão de conquistar a pele perfeita, listamos 5 passos essenciais, mas normalmente esquecidos, para melhorar a saúde e a aparência da cútis.

1. Conheça bem a sua pele

Conhecer bem a sua pele é essencial para conquistar a pele perfeita

Além de entender se a sua pele é seca, mista ou oleosa, é importante fazer uma avaliação mais detalhada para entender as particularidade e necessidades dela. O mais adequado é que você conte com um dermatologista para esta etapa na sua missão de como ter a pele perfeita.

Vale avaliar cada pedacinho do rosto e anotar os padrões. Algumas questões que podem servir como guia para você são:

  1. Você costuma ter muitos cravos? Em quais regiões do rosto?
  2. Os poros são dilatados?
  3. Algumas áreas são mais ressecadas que outras?
  4. Manchas que não existiam antes estão começando a aparecer? E rugas?

Tudo isso vai te ajudar a entender melhor a sua pele e priorizar o que deve ser tratado. Desse modo, os investimentos relacionados ao skincare se tornam mais conscientes e eficazes.

Saiba como cuidar da sua pele e alcance a pele perfeita

2. Alimentação importa (e muito)

Nem só de cosméticos vive a saúde da pele. Ter uma alimentação saudável e equilibrada, com o consumo de vitaminas, sais minerais e fitoquímicos, é fundamental para quem quer ter uma pele perfeita. Por isso, o recomendado é reforçar principalmente o consumo de alimentos ricos em:

  • Vitamina C (importante para a formação do colágeno);
  • Vitamina E (antioxidante);
  • Vitamina A (ajuda na cicatrização e renovação das células).

O consumo de pelo menos dois litros de água diariamente também é importante para manter a hidratação da pele, sobretudo no inverno.

3. Passe os cosméticos na ordem certa

A ordem que você usa os produtos de tratamento no rosto influencia diretamente na eficiência deles, isso porque alguns produtos podem prejudicar a absorção e atuação dos outros — e esse é um dos cuidados com o rosto que as pessoas menos conhecem.

Produtos que podem ser usados na rotina para ter uma pele perfeita

A ordem correta dos cosméticos é a seguinte:

  1. Sabonete facial;
  2. Esfoliante;
  3. Tônico;
  4. Creme para olhos;
  5. Tratamentos (anti rugas, anti acne etc);
  6. Hidratante;
  7. Protetor solar.
O protetor solar é essencial para quem quer ter uma pele perfeita

Se você estiver usando maquiagem, deve remover totalmente com demaquilante antes de iniciar o processo. Já se estiver realizando o ritual antes de se maquiar, deve passar a maquiagem após o protetor solar — e lembre-se que o uso do protetor é indispensável na rotina de beleza, com ou sem make!

Ah, e para quem está querendo saber como melhorar a pele, é importante também levar em consideração a consistência dos produtos. O certo é aplicar do mais líquido para o mais consistente, ou seja, das loções, séruns, cremes até as máscaras. Ah, e lembre-se de sempre esperar um produto secar para aplicar o outro!

4. Turbine o tratamento com máscaras

As máscaras faciais são verdadeiros curingas para aqueles momentos em que a pele precisa de um tratamento reforçado. O seu poder de ação é maior e pode operar verdadeiros milagres após uma noite mal dormida ou antes de um evento importante, quando você quer mostrar a sua melhor versão.

Procure entender qual é a principal necessidade da sua pele e use as máscaras para potencializar o tratamento semanalmente ou quando quiser ficar com a pele perfeita.

Máscaras são ideais para turbinar o tratamento da pele perfeita

5. Foco na prevenção

Você já ouviu que prevenir é melhor do que remediar? Essa frase, repetida possivelmente desde o tempo dos nossos avós, funciona super bem no que diz respeito aos cuidados com a pele.

Manter uma rotina disciplinada de limpeza, hidratação e proteção da pele é fundamental para ter a pele perfeita. Rugas e manchas, por exemplo, podem ser evitadas antes da necessidade do uso de produtos anti-idade e de clareamento.

Por isso, o ideal é manter consultas regulares ao dermatologista para identificar e iniciar os cuidados com o rosto necessários. A sua pele agradece.

Agora queremos saber de você: quais são seus truques favoritos para manter a pele perfeita? Conte nos comentários!

Compartilhar