Maquiagem para Iniciantes: 6 dicas essenciais para começar arrasando

Você assiste a tutoriais de maquiagem na internet e fica sonhando com os looks? Vê makes lindíssimas nas redes sociais e fica se perguntando como reproduzir em casa? Foi pensando em você que nós fizemos este texto com seis dicas de maquiagem para iniciantes!

Aqui, você vai descobrir o que é indispensável no kit de maquiagem para iniciantes e também quais são as técnicas básicas que você precisa conhecer para dar seus primeiros passos já arrasando nesse novo mundo.

Kit de maquiagem para iniciantes: o que comprar?

Se você está pensando em começar a se arriscar pelo mundo das makes com certeza já se questionou o que precisa para montar um kit de maquiagem. A seguir vamos listar quais maquiagens comprar para iniciantes para formar um kit básico de maquiagem.

Hidratante facial

Pode ser que você estranhe ver hidratante facial nesta lista, mas esse produto de cuidado com a pele é fundamental para ser usado antes de começar a maquiagem para garantir um aspecto mais bonito na pele.

Protetor solar

O uso do protetor solar é essencial, seja com ou sem make. Para proteger sua pele dos raios solares e evitar envelhecimento precoce, esse produto é indispensável. E, se você curtir uma pele bem naturalzinha, pode optar por usar um BB Cream e, nesse caso, pode dispensar a base. 

Base e corretivo

Se você não quiser ou não puder gastar muito no seu kit de maquiagem para iniciantes e precisar priorizar alguns itens, dê preferência a estes dois itens. Adquira a melhor base e corretivo que puder, pois é o acabamento da pele que dita a qualidade da maquiagem.

Compre itens do tom exato da sua pele. Uma das nossas principais dicas para escolher a base perfeita é testar passando um pouco de produto na mandíbula. Ele deve sumir completamente, sem parecer mais claro ou escuro do que a sua pele.

Pó facial

Você pode comprar seu pó facial na versão compacta ou solta, o importante é que ele seja da cor exata da sua pele. Se você não encontrar, pode optar pela versão translúcida, que dará acabamento para a pele sem adicionar cor.

Blush

Um tom de blush é o suficiente para começar. Uma das dicas de maquiagem mais legais é comprar um blush de tom rosado ou coral (experimente para ver qual combina mais com o seu tom de pele) e um bronzer, assim você consegue criar diferentes propostas de visual.

Sombras

Você não precisa investir em uma variedade de sombras muito grande no início, pois ainda está aprendendo. Prefira tons neutros, como marrom, preto e bege perolado para aprender as primeiras técnicas.

Uma paleta de sombras com esses tons é versátil, combina com todas as ocasiões e é um ótimo investimento para o kit de maquiagem para iniciantes.

Máscara para cílios

Uma máscara para cílios basta. Você pode escolher qual efeito acha mais interessante para e adquirir uma máscara específica. Os principais são: volume, alongamento dos fios e curvatura.

Delineador

Muito provavelmente, no começo você não vai conseguir lidar muito bem com um delineador líquido clássico. Por isso, recomendamos começar comprando as versões em lápis, caneta ou em gel, que costumam ser consideradas mais fáceis de aplicar.

Batom

Para batom não existe limites. Escolha os tipos de batons e as suas cores que mais valorizam os seus lábios.

Pincéis

Compre um kit básico de pincéis, com pincel para sombra, blush, pó e delineador ou aqueles que considerar mais necessários. Por exemplo, alguns blushes já vêm com pincel, o mesmo acontece com algumas paletas de sombra e o delineador em caneta já é ele mesmo o aplicador. Nesses casos, você pode optar por usar os aplicadores que vierem com os produtos e ir aos poucos investindo em pincéis e esponjas.

Demaquilante

Por fim, o último item do kit de maquiagem para iniciantes é o demaquilante. É importantíssimo retirar a make antes de dormir para manter a saúde e a boa aparência da sua pele, que, caso contrário, pode acabar com poros entupidos, acne e até mesmo envelhecendo mais rápido.

Dicas de maquiagem para iniciantes

Agora que você já sabe quais maquiagens comprar para iniciantes, vamos às dicas. A gente sabe que dar os primeiros em um novo caminho quase nunca é fácil, até porque costumamos ficar perdidos, sem saber o que fazer ou por onde começar. E é para te dar uma luz que listamos essas recomendações de como se faz uma maquiagem simples.

1. Escolha a base correta

A primeira das nossas dicas de maquiagem para iniciantes é sobre como escolher a base certa. Esta é uma das missões mais importantes na hora de comprar maquiagem e também uma das que mais causam confusão.
Para descobrir sua cor, não tem jeito, é necessário testar. Nada de aplicar a base no dorso das mãos, no interior dos braços ou no pescoço. A região certa para o teste é a lateral da mandíbula.

Aplique a base nessa região e espere ela secar. Se ela se fundir com a pele, é o tom certo para você. Mas, se você ainda puder enxergar as bordas, é porque este tom é muito claro ou muito escuro para a sua pele.

Além do cuidado com a cor, é importante observar o nível de cobertura que a base proporciona e o seu acabamento. As bases de cobertura mais leve e acabamento natural são as mais indicadas para quem está começando. Agora, se a sua pele tende ao excesso de oleosidade, o melhor é optar por uma base matte.

2. Saiba como não errar na sombra 

Uma das dicas de maquiagem para iniciantes mais valiosas é a forma correta de aplicar sombra. Comece fazendo uma marcação básica, aplicando a sombra mais clara no canto interno dos olhos e a mais escura no canto externo, esfumando bem na junção das duas cores para obter uma transição sutil.

Se você ainda borra muito os cantos externos, cole uma fita na diagonal do canto externo do olho até a sobrancelha antes de aplicar as sombras e retire depois. Ah, este truque pode ser também uma mão na roda na hora de obter o delineado perfeito.

3. Aprenda a marcar o côncavo

Encontrar e marcar o côncavo dos olhos com sombra é uma das primeiras técnicas de maquiagem para os olhos que você precisa aprender. Esta técnica ajuda a dar profundidade e valoriza o olhar.

Para fazer isso — e, no futuro, se aventurar com técnicas mais avançadas, como o cut crease —, o primeiro passo é encontrar o côncavo. Ele é aquela região dos olhos entre o osso da sobrancelha e o globo ocular (como é possível identificar na imagem acima). Você consegue sentir este espaço quando coloca o dedo sobre a pálpebra. É neste ponto que a sombra deve ser aplicada.

Use uma sombra que não seja muito mais escura do que o seu tom natural de pele e um pincel pequeno (que não seja maior do que o espaço do côncavo) e bem fofinho. Para marcar o côncavo, basta aplicar a sombra seguindo o seu osso. Comece no canto externo dos olhos e esfume em direção ao canto interno.

E, para um charme extra, se quiser criar um ponto de luz, basta aplicar uma sombra clara no cantinho interno do olho, completando a maquiagem.

Ah, e se você estiver em busca de um bom tutorial de maquiagem para iniciantes, recomendamos esse vídeo acima que ensina certinho como encontrar e marcar o côncavo.

4. Use a máscara de cílios certa para você

Existe uma variedade imensa de máscaras para cílios, desde as que proporcionam maior volume às que contribuem para a impressão de fios mais longos e curvados. Escolher o tipo correto vai permitir que você obtenha, de fato, os cílios que deseja.

As máscaras que possuem aplicador comum e efeito de volume são perfeitos para quem gosta de muito drama na produção. Elas depositam mais pigmento nos cílios e garantem, assim, um efeito mais expressivo ao olhar.

Já as que têm escovinha de silicone e cerdas mais separadas garantem o máximo de precisão. São indicadas para quem ainda não tem muita habilidade com a máscara e também para quem deseja um efeito mais natural, alongando e separando os fios de forma eficiente, sem formar grumos.

5. Corrija as sobrancelhas de modo natural

O segredo das sobrancelhas maravilhosas das famosas é a correção e preenchimento das falhas com maquiagem. E uma das melhores dicas de maquiagem para iniciantes é que muitas vezes só essa correção já é responsável por uma bela diferença no visual, dispensando produções muito elaboradas para deixar o visual mais bonito.

Para fazer a correção sem deixar o look com aspecto artificial, é necessário encontrar produtos para sobrancelha com o tom exato dos seus fios. Pode ser lápis, delineador, sombra ou o que você preferir.

O passo a passo básico é, como você pode conferir no tutorial de maquiagem para iniciantes acima, desenhar fiozinhos sobre as falhas da sobrancelha e depois é só esfumar os traços para deixar os traços mais naturais.

6. Passe batom com perfeição 

Realçar os lábios é uma das primeiras técnicas de maquiagem simples para iniciantes que devemos aprender. Passar batom, aparentemente, não tem segredo, certo? No entanto, existem algumas dicas de maquiagem que ajudam a alcançar o resultado perfeito e dar maior durabilidade à cor nos lábios.

As principais dicas são:

  • A primeira dica de como se faz uma maquiagem básica de boca é delinear o contorno dos lábios com lápis de boca da mesma cor do batom para aumentar a durabilidade;
  • Outra técnica interessante que tem o mesmo objetivo é aplicar um pouco de pó translúcido sobre o batom — depois de passar o batom, é só colocar um lencinho de papel sobre o batom e passar o pó translúcido com um pincel sobre o papel.

E, se você estiver buscando um tutorial de maquiagem para iniciantes, nós temos um outro post que explica como fazer uma maquiagem simples em 10 minutos! É uma ótima opção para quem está começando.

Compartilhar