Ácido Hialurônico: saiba para que serve e como usar

Um dos queridinhos do momento quando se trata de skincare, o ácido hialurônico tem fama de fazer milagres! E não é que ele tem realmente tem diversos “poderes”? O ácido hialurônico pode diminuir o aparecimento dos sinais de envelhecimento, minimizar sinais de acne e rejuvenescer a pele.

Mas, afinal, o que é o ácido hialurônico e para que ele serve? Vamos te contar tudo agora!

O que é ácido hialurônico?

Ácido hialurônico é uma molécula de açúcar que atrai água e que nosso próprio organismo produz. Ele é responsável por hidratar e revitalizar a pele.

Está presente até nas nossas articulações, no nosso globo ocular. No entanto, a maior quantidade está na pele, mais de 50%, onde ele preenche o espaço que existe entre as células.

Entretanto, infelizmente nosso organismo começa a diminuir a capacidade de produzir ácido hialurônico, mais ou menos quando passamos dos 25 anos. Isso acontece por conta do envelhecimento celular e faz com que a pele resseque e perca a elasticidade. Aí é que aparecem as rugas, que podem dar ao nosso rosto uma aparência cansada.

Dessa maneira, utilizar uma das formas de ácido hialurônico pode trazer diversos benefícios, conheça!

Para que serve o ácido hialurônico no cuidado da nossa pele?

Repor o ácido hialurônico através de dermocosméticos traz diversos benefícios, tais como:

Hidratar

Ele ajuda a hidratar a pele, deixando-a mais saudável e elástica. Além disso, também auxilia a retenção de água que já existe na pele. Dessa forma, as agressões externas como o sol, os banhos quentes e as mudanças climáticas são minimizadas pelo ácido hialurônico.

A Sephora tem uma boa opção para quem precisa se hidratar: o Hydra Zen da Lancôme. Ele combate os sinais de stress da pele e, além do ácido hialurônico, combina com a tecnologia Neocalm, exclusiva da marca.

Além disso, sua fórmula é enriquecida com um mix de ingredientes naturais, como extrato de rosas, raiz de peônia, óleo de amêndoas e mel. Ele acalma, nutre, protege e hidrata intensamente e o melhor: com resultados instantâneos!

Suavizar rugas

A reposição de ácido hialurônico ajuda a diminuir a profundidade das rugas e linhas já existentes. Além disso, previne o aparecimento de novas marcas de expressão.

Não apenas os dermocosméticos, como também em forma de preenchimento, ele pode ajudar a redefinir os contornos da face. Dessa maneira, o ácido hialurônico pode ajudar principalmente áreas que perderam volume, como olheiras ou bochechas mais caídas.

Uma boa opção de creme para atrasar o aparecimento de rugas e diminuir linhas finas, é o Revitalift Hialurônico da L’Oréal Paris. Ele mantém a pele lisinha e macia e ainda tem fator de proteção solar.

O Revitalift hidrata a pele por 24 horas e, além disso, protege do fotoenvelhecimento deixando seu rosto com aspecto mais jovem.

Amenizar marcas de acne

As cicatrizes das acnes podem ser amenizadas pelo ácido hialurônico, podendo ser aplicado em creme ou intradérmico.

Tipos de aplicação de ácido hialurônico

Como você já percebeu, o ácido hialurônico pode ser utilizado em creme, em cápsulas e ainda com injeções no local a ser tratado. No entanto, é preciso saber que quem define qual tipo você deve usar é o médico dermatologista!

Uso tópico

O uso tópico é aquele feito sobre a pele e você pode optar pelo produto com a textura que mais combina com o seu tipo de pele e, claro, de acordo com a sua preferência.

Quando falamos de creme com ácido hialurônico, por exemplo, recomenda-se aplicar de 3 a 4 vezes por semana após a limpeza da pele. Ele é ideal para quem pensa no longo prazo já que ajuda na prevenção das olheiras por conta do seu alto poder de hidratação.

Ele tem mais resultado como prevenção do que tratamento das rugas, no entanto, dá um aspecto mais saudável mesmo para peles mais maduras. Uma boa opção de creme com ácido hialurônico é o Cicalisse da Embryolisse.

Criado como um tratamento SOS para toda a família, ele também contém ácido acexâmico, que é restaurador da epiderme. Dessa forma, o creme hidrata e ajuda a pele a se renovar e ficar mais bonita.

Pode ser usado em momentos de maior sensibilidade, como em queimaduras, no pós-depilatório ou quando houver vermelhidão. E o melhor: a marca francesa já atua há mais de 65 anos e foi criada por um médico dermatologista!

Já para quem prefere ácido hialurônico em sérum, temos o Skindrops Glow da marca brasileira vegana, orgânica e sustentável, Care Natural Beauty.

Ele é um iluminador facial hidratante, que uniformiza a pele. Possui probióticos, rosa mosqueta e ativos naturais. Além disso, tem vitamina E natural, óleo de açaí orgânico, esqualano de oliva, argila rosa e branca, lavanda e alecrim. Bem completo, não é mesmo?

Cápsulas

Cápsulas ou comprimidos ajudam a reparar os tecidos e, desse modo, mantêm a elasticidade da pele. Elas prometem atuar no corpo como um todo, não apenas na nossa pele e são vendidas em lojas especializadas ou farmácias.

Injetável

Muito usado na harmonização facial, o ácido hialurônico injetável pode ajudar a alinhar o nariz, demarcar o maxilar, aumentar os lábios e minimizar sulcos, de maneira temporária.

Sempre aplicado por um cirurgião plástico ou médico dermatologista, os resultados duram entre 6 meses e 2 anos, dependendo da quantidade de linhas de expressão.

Agora, se você deseja um aumento mais suave e discreto de lábios e não quer encarar as agulhas, a Biossance tem um lipbalm que proporciona hidratação de longa duração e a aparência de lábios mais volumosos e preenchidos.

O ácido hialurônico presente na fórmula, hidrata, suaviza e preenche os lábios. O efeito costuma aparecer em uma semana e dura enquanto você usar o produto.

Além disso, os produtos da marca americana são veganos e 100% livres de petróleo.

Ácido hialurônico + Vitamina C

Uma combinação mais do que perfeita para a pele, o ácido hialurônico e a vitamina C podem ser usados juntos combatendo os sinais do tempo. Isso porque tanto um ativo quanto o outro agem na estabilização do colágeno no nosso organismo, ajudando a adiar o envelhecimento precoce da pele.

A Sephora Collection tem o creme perfeito deste match, o All Day Hydrator. O ácido hialurônico junto com a vitamina C, e também a E, ajudam a pele a manter seu brilho natural, agindo como um escudo protetor contra as agressões externas.

Além disso, é formulado com 96% de ingredientes naturais, sendo um cocktail antioxidante, ao mesmo tempo que não tem matérias-primas de origem animal.

E você, já percebeu os sinais do tempo na sua pele e acha que um pouquinho de hidratação extra vai bem? Gostou da nossa seleção de produtos? Certamente, algum deles serve para o seu tipo de pele!

Procure nas nossas lojas físicas ou no site da Sephora por produtos dermocosméticos e hidratantes que vão deixar sua pele mais bonita e sua autoestima lá em cima! E continue acompanhando o nosso blog também para mais dicas cheias de beleza!

Compartilhar