Conheça seu Tom de Pele e acerte na escolha de maquiagem

Cada pele é única. Ela pode ser seca, oleosa, pode ser branca, negra, pode ter subtom amarelado, azulado… São muitas características que, quando combinadas, dão a cada pessoa algo singular. E, para saber como cuidar e até que maquiagem usar, é essencial conhecer essas especificidades — e o tom de pele é uma das principais.

Para escolher produtos como base, corretivo e pó é essencial conhecer seu tom de pele e também seu subtom. Aliás, isso influencia também nas cores que mais te valorizam e até na escolha de sombras, batons, looks e cor de cabelo! Que tal conhecer um pouco mais sobre esse assunto e descobrir como revelar o melhor da sua beleza?

O que é tom de pele?

Primeiramente, vamos começar do mais básico: o que é tom de pele? Basicamente, o tom de pele está relacionado à cor da pele.

A cor da pele tem relação com a melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele, cabelos e olhos, e com a genética. Ou seja, é algo que você herda dos seus pais e de seus antepassados.

Quais são os tons de pele?

Muitos estudiosos já tentaram entender a variedade desses tons e a sua influência, seja na moda ou na beleza, e, por isso, já foram catalogados vários tons de peles brancas e de peles negras.

Apesar de toda essa variedade, eles são divididos em três grandes grupos de acordo com sua temperatura e características majoritárias: clara, média e escura.

Portanto, caso você esteja se perguntando “como saber meu tom de pele?”, a resposta pode ser mais fácil de encontrar do que parece. Para isso, basta observar sua cor de pele e avaliar em qual desses três grupos ela se encaixa.

Qual a diferença de tom e subtom de pele?

Agora que você já sabe o que é tom de pele, vamos falar sobre os subtons. Diferentemente do tom de pele, o subtom não é tão “óbvio”. O que explica isso é o subtom, que pode ser quente, frio, neutro ou oliva.

Para que saber o tom e subtom de pele?

Além de ser uma forma de autoconhecimento, o que é sempre relevante, reconhecer seu tom e subtom de pele é um caminho para valorizar sua beleza natural.

Ao fazer esse reconhecimento, fica mais fácil, por exemplo, responder “como saber meu tom de pele para base?” ou ainda escolher paletas de sombras e roupas que te destaquem. Já o contrário, ou seja, usar cores que te apagam e aplicar a make de maneira equivocada tem o poder de derrubar qualquer look.

Pensando nisso, elaboramos um verdadeiro guia que vai te ajudar a encontrar os produtos certos de acordo com o seu tom de pele!

Classificação dos tons de pele segundo o visagismo

Descobrir em qual grupo o seu tom de pele se encaixa — se, por exemplo, um tom de pele oliva, um tom de pele frio ou um tom de pele amarelada —  é um dos primeiros passos para encontrar seus “matches” perfeitos de produtos de maquiagem para a face.

Para te ajudar a responder de uma vez por todas à pergunta “como saber meu tom de pele?”, apresentamos a seguir as classificações dos tons de pele de acordo com o visagismo!

Peles quentes

Como já adiantamos, as peles quentes são classificadas desta forma porque apresentam a predominância de tons vermelhos e amarelos em detrimento dos pigmentos azuis e verdes. São peles que bronzeiam com facilidade e raramente queimam. Elas são divididas em quatro grupos:

Outono

As tonalidades de pele do tipo outono são brancas, com fundo dourado e, não raro, com sardas. É a pele mais comum em ruivas naturais, como a atriz Marina Ruy Barbosa. Os cabelos normalmente são ruivos, castanho-claros, loiro-dourados ou castanho-médios, em tons de marrom. Os olhos normalmente são castanho-escuros, avelã ou esverdeados.

Primavera

Uma das temperaturas de pele mais comuns entre latino-americanos de etnia branca, o tipo primavera é dourado e levemente corado. A pele pode ser puxada para o creme e bege dourado, podendo ou não apresentar sardas. Os cabelos podem ser loiro-dourados, loiro-escuro acinzentados, castanho-claros ou escuros com nuances douradas e acinzentadas. Os olhos são castanhos, avelã, verdes ou azuis.

Calipso

Pele negra com um tom de pele que vai do claro ao médio, as peles calipso têm o dourado como tom de fundo, como a da atriz Camila Pitanga. Esse exemplo de tom de pele amarelada costuma ter os cabelos naturais em tons médios, como o castanho-dourado, ruivo escuro e castanho escuro. Os olhos podem ir do castanho-escuro ao marrom-esverdeado.

Spike

Com tonalidades que variam do médio ao escuro, a pele spike é negra com subtom avermelhado, como a atriz Taís Araújo. Os cabelos podem ser pretos, castanho-escuro em tons puxados para o vermelho. Já os olhos são normalmente castanho-escuros ou esverdeados.

Peles neutras

O equilíbrio dos pigmentos azuis, vermelhos e amarelos na pele criam as chamadas peles neutras. Elas não queimam com facilidade e bronzeiam pouco. O tom de fundo pode ser azul acinzentado ou roxo, sem que essas cores se destaquem. O protagonismo fica para os tons de superfície da pele. São duas categorias:

Nilo

De tom claro, marfim, a pele Nilo tem fundo azul-acinzentado e tons delicados. É uma pele pouco corada, com tendência à palidez. Os cabelos são claros, em tons de castanho-claro ou castanho-acinzentado. Os olhos podem ser castanho-claros, acinzentados, azuis ou verdes.

Saara

Típica dos países árabes e povos do oriente-médio, a pele saara é de tom médio, dourada-oliva com fundo roxo. Para esse tom de pele oliva, os cabelos normalmente são claros, em tons de loiro-escuro, ruivo médio e castanho-claro, e, em casos mais raros, podem ser escuros. Os olhos também tendem a ser castanho-claros, mel, verdes ou até mesmo azuis.

Peles Frias

E, se você quer saber quais são os tons de pele frios e quais são suas características, saiba que nelas há a prevalência de tons azuis, verdes, rosas e lilases. De modo geral, são peles que sofrem bastante ao ser expostas ao sol. As brancas ficam vermelhas e queimam no sol e as negras ficam esbranquiçadas e manchadas com a exposição solar sem proteção. São quatro grupos:

Verão

A pele branca de fundo rosado e quase sem nenhum pigmento amarelo é típica dos países escandinavos. Para esse tom de pele frio, os cabelos e olhos tendem a ser claros, com fios loiros, castanho-claros ou, quando mais escuros, apresentam tons de marrom acinzentados. Os olhos são azuis, verdes em tonalidades frias, cinzas, castanho-claros ou avelã.

Inverno

Pálida e levemente acinzentada, a pele inverno é branca com subtons azulados e oliva. Esta pele não tem o rosado natural nas bochechas. O cabelo é castanho escuro ou castanho-acinzentado, podendo chegar ao preto. Os olhos podem ser verdes ou azuis com um halo cinza em volta da íris. Também podem ser avelã, castanho-avermelhado ou pretos.

Jazz

A ex-primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, está nesse grupo. A pele jazz é negra de tom médio a escuro com fundo verde. Para este tom de pele oliva, os cabelos e olhos são escuros, variando do castanho ao preto em ambos os casos.

Blues

Escura e com fundo azulado, a pele blues é uma das mais raras no Brasil. É um tom de pele muito frio e marcante, como a da atriz Lupita Nyong’o. Os olhos e cabelos também são bastante escuros, castanho-escuros ou pretos.

Como escolher maquiagem de acordo com seu tom de pele

Agora que você já sabe quais são as principais classificações de tom de pele indicadas pelo visagismo fica mais fácil responder, por exemplo, “como saber meu tom de pele para base?” e quais são os tons de maquiagem que mais realçam a sua beleza natural e têm o poder de te deixar mais radiante.

Ao pensar em qual a base certa para cada tipo de pele, podemos dizer que as pessoas com pele neutra são as mais sortudas. Elas se beneficiam de tons quentes e frios da mesma maneira, por isso não precisam se preocupar tanto na hora de escolher produtos de make para a face e, no caso de sombras, batons e mesmo roupas, todas as cores podem ser usadas para valorizá-las.

Peles quentes

Como são peles que contêm bastante pigmento amarelo e laranja, ficam mais bonitas com cores também quentes e que tenham equilíbrio com o seu tom de fundo. Os vermelhos, laranjas, rosas quentes, dourados, cobres e nuances vivas de azul, verde, lilás e marrom ficam perfeitos em quem tem a pele quente.

Bases e Corretivos

Para escolher a base certa para a sua pele, é interessante observar quais são os pigmentos predominantes nos produtos que você testar.

  • Pessoas mais branquinhas e que têm um tom de pele amarelada devem dar preferência às bases que tenham subtons amarelados em vez dos rosados;
  • Já as negras devem dar preferência aos produtos com nuances alaranjadas e marrons mais quentes.

Tenha em mente que a base perfeita é aquela que combina perfeitamente com o seu tom de pele, aquela que some quando é aplicada. Já os corretivos devem ser escolhidos de acordo com o tipo de olheira ou marca que você deseja cobrir.

  • Corretivos amarelos servem para cobrir olheiras roxas;
  • Corretivos vermelhos, para olheiras marrons e sardas.

Após usar um corretivo colorido, cubra com um do exato tom da sua pele (ou um a dois tons mais claros, caso queira um efeito iluminador).

aprenda a escolher as melhores cores de maquiagem para o seu tom de pele

Blushes e Bronzers

As peles quentes são levemente coradas naturalmente, de modo que não precisam de grandes toques de cor no rosto para ganhar luminosidade. Os tons salmão, pêssego, laranja e rosa alaranjado são perfeitos para reforçar o ar de saúde da sua pele.

Para contornar o rosto ou deixá-lo mais bronzeado aposte em bronzers em tons de marrom quentes, como o terracota, o terra-de-siena e o cor-de-mel.

Batons e Sombras

Abuse dos tons quentes para reforçar a sua beleza e deixar o visual marcante. Marrons quentes, vermelhos, laranjas, dourado, bronze e tons vibrantes de verde e rosa ficam incríveis em peles de fundo amarelado ou vermelho.

A maquiagem dos olhos é muito importante para valorizar a aparência, por isso quem tem a pele quente deve sempre trazer algum elemento de cor quente para o olhar. Dê preferência aos tons de marrom para fazer esfumados em vez do preto, que pode realçar imperfeições como olheiras e manchas.

Os lábios ganham muito mais destaque com batons em tons de vermelho abertos, como o carmim e o vermelho puro, laranja, marrons, greige (quanto maior a porcentagem de bege, melhor) e os rosas quentes, como o rosa antigo ou o rosa queimado.

Peles frias

Com pigmentos rosas, azuis e oliva predominando, o tom de pele frio é mais pálido e menos corado. Elas têm a sua beleza realçada com tonalidades igualmente frias, como o taupe, os cinzas, prateado, rosas, lilases, azuis e verdes.

Bases e corretivos

Encontrar bases e corretivos para o seu tipo de pele é relativamente fácil, como os tons de pele frios são muito comuns no exterior, é fácil encontrar produtos adequados para as peles frias em marcas importadas.

Dê preferência aos produtos que contenham pigmentos rosados para a pele e aposte nos corretivos amarelos para camuflar olheiras e marcas de vasinhos arroxeados na pele. Quem sofre com rosácea pode aproveitar também os corretivos verdes para neutralizar o problema.

Blushes e Bronzers

As tonalidades frias são perfeitas para você. Investir em blushes cor-de-rosa, lilás, roxo e até mesmo em vermelhos fechados é interessante. Os bronzers em tons de marrom fechados, com pigmentos acinzentados, são mais adequados para fazer o contorno da pele fria. Já os iluminadores rosados e prateados são perfeitos para o seu tipo de pele.

Batons e Sombras

Você tem a pele perfeita para adotar sombras azuis e verdes. Escolha tonalidades com pigmentos prateados e aproveite o sucesso!

Para os lábios, aposte em todas as tonalidades de rosa, vermelhos fechados, como o burgundy e o marsala, roxos e nudes lilases.

Agora que você já sabe tudo sobre tom de pele e quais são as cores que mais valorizam o seu, coloque seus conhecimentos em prática e selecione seus novos queridinhos no site da Sephora!

Compartilhar