7 passos para fazer uma Limpeza de Pele turbinada em casa

Manter uma rotina de cuidados regular é fundamental para manter a saúde e a boa aparência da pele. Porém, vez ou outra sentimos que ela precisa de uma atenção extra e é nesses momentos que a limpeza de pele pode fazer a diferença.

E, se você está querendo entender quais são os benefícios da limpeza de pele e como fazer uma limpeza de pele caseira, chegou ao lugar certo! Confira todas as nossas dicas a seguir.

Mas, afinal, o que é limpeza de pele?

Com o tempo, é normal que aconteça um acúmulo de impurezas, como poluição, maquiagem e até mesmo produtos de tratamento, sobre a pele. É aí que entra a limpeza de pele, esse tratamento que combina, basicamente, higienização e hidratação

Normalmente, a limpeza de pele é realizada para retirar comedões ou cravos, sejam eles abertos (pontos pretos) ou fechados (brancos). É também comum a busca por esse procedimento para tratar peles e regiões da pele oleosas ou acneicas.

A limpeza de pele pode ser feita em qualquer tipo de pele — em peles oleosas, a frequência recomendada é uma vez por mês e para os demais tipos de pele a cada 60 dias. Porém, se a sua pele é ou está muito irritada ou infeccionada, se a sua pele é muito sensível ou se você ficou muito tempo no sol recentemente, é melhor evitar esse procedimento.

Dicas de limpeza facial

Pele limpa x limpeza de pele

Pode parecer que não, mas existe diferença entre deixar a pele limpa e limpeza de pele. A primeira é, basicamente, a higienização feita cotidianamente e que normalmente é uma das etapas da rotina de skincare.

Já a limpeza de pele é o procedimento sobre o qual explicamos no tópico anterior. E, para fazer uma limpeza de pele caseira, é necessário muito cuidado para não acabar gerando efeitos negativos, como manchas, inchaço, irritação, sensibilidade e até mesmo cicatrizes.

A limpeza de pele profunda deve ser feita por um profissional capacitado e, de preferência, em um ambiente adequado como um consultório. Mas isso não quer dizer que você não possa fazer uma limpeza de pele caseira!

Quais são os benefícios da limpeza de pele?

Existem inúmeros tratamentos que ajudam a manter a firmeza e a elasticidade da pele, além de combater rugas e demais sinais do envelhecimento, contudo, se o rosto não estiver limpo, é muito difícil conseguir os efeitos esperados.

E são muitos os benefícios da limpeza de pele. Dentre eles, podemos destacar:

  • Limpa profundamente;
  • Retira células mortas;
  • Desintoxica os poros;
  • Controla a oleosidade excessiva;
  • Previne o surgimento de espinhas, cravos, linhas de expressão e rugas;
  • Diminui inflamações;
  • Melhora a circulação;
  • Estimula a renovação da pele;
  • Dá mais viço;
  • Suaviza a textura;
  • Uniformiza a aparência;
  • Facilita penetração dos ativos dos dermocosméticos.

Limpeza de pele caseira: passo a passo

Agora que você já descobriu o que é limpeza de pele, sabe a diferença entre a limpeza de pele caseira e a limpeza de pele profunda e entende os benefícios da limpeza de pele, vamos ao passo a passo!

De maneira geral, a limpeza de pele pode ser composta por algumas ou todas essas etapas: higienização; vaporização; esfoliação, extração e descongestionamento; tonificação; tratamento; hidratação; e proteção. Aqui, fizemos uma adaptação para que você possa fazer a limpeza de pele caseira mais completa possível!

1. Higienizar

A primeira etapa da limpeza de pele é a higienização. Use um demaquilante para retirar a maquiagem e lave o rosto com um produto de limpeza específico para o seu tipo de pele.

Se possível, use uma escova ultrassônica como as da Foreo para potencializar a higienização, agindo de maneira mais profunda na pele. Ah, e prefira lavar o rosto com água fria!

2. Vaporizar

Com a pele higienizada e seca, encha uma vasilha com água quente, coloque o rosto acima dela e cubra com uma toalha. Fique assim por pelo menos cinco minutos. Se quiser um climinha de spa day caseiro, pode colocar um saquinho de chá de camomila na vasilha.

3. Esfoliar

O vapor do passo anterior vai deixar seus poros mais abertos e isso vai ajudar no terceiro passo, que é a esfoliação. Na limpeza de pele profunda feita por profissionais, é comum o uso de produtos emolientes para facilitar a extração de impurezas e o descongestionamento cutâneo. Mas, como estamos adaptando para uma limpeza de pele caseira, achamos importante destacar que não é recomendado fazer isso em casa.

O que recomendamos — e que é realmente seguro —  é fazer movimentos circulares no rosto com um esfoliante. Priorize a zona T (testa, nariz e queixo), que é uma região que costuma ser mais oleosa e onde aparece mais acne. Quando terminar a esfoliação, lave o rosto com água fria ou gelada

4. Tonificar

Com o rosto seco, aplique com algodão um tônico apropriado para o seu tipo de pele. Este passo vai preparar a sua pele para aproveitar ao máximo as próximas etapas da limpeza de pele.

5. Tratar

Aplique uma máscara facial de acordo com as necessidades da sua pele. Como o seu rosto pode ficar mais sensível e avermelhado durante a limpeza de pele, indicamos usar uma com efeito calmante ou cicatrizante.

Você pode também optar por outro tipo de tratamento, como anti-idade, antioxidante, anti-oleosidade, clareador de manchas, anti-acne… Enfim, o que você preferir!

6. Hidratar

No penúltimo passo da limpeza de pele caseira, escolha seu produto hidratante preferido e aplique-o fazendo uma massagem facial. A massagem vai ajudar a sua pele a absorver as substâncias do produto e, caso seu rosto ainda esteja sensível, pode também diminuir a vermelhidão.

7. Proteger

Para finalizar a limpeza de pele, não esqueça daquela etapa essencial: aplique um protetor solar para manter seu rosto protegido!

O que fazer depois da limpeza de pele?

Com o passo a passo que passamos, você já sabe exatamente como fazer uma limpeza de pele caseira. Mas e o que fazer depois da limpeza de pele? Nas 48 horas após o procedimento, são essas as recomendações:

  • Use produtos para a pele com ação calmante e/ou cicatrizante;
  • Caso possa, evite usar ácidos;
  • Evite exposição solar e use protetor solar sempre que for sair de casa;
  • Não use esfoliantes físicos e hidratantes oleosos;
  • Continue fazendo a sua rotina diária de skincare.

Dicas de produtos para limpeza de pele

Se você está pensando em montar um “kit limpeza de pele” para tornar esse procedimento um hábito no seu cotidiano, esses são os produtos que não podem faltar:

  1. Demaquilante;
  2. Produto de limpeza;
  3. Esfoliante;
  4. Tônico;
  5. Máscara facial;
  6. Hidratante;
  7. Protetor solar.

Bônus: crie uma rotina de limpeza facial

Limpar o rosto de forma eficaz é muito importante para combater a oleosidade e preparar a pele para receber os ativos dos produtos de tratamento. Estabelecer uma rotina é a melhor forma de deixar a sua pele saudável e livre de impurezas — e assim você sentirá menos necessidade de fazer limpeza de pele.

Essa limpeza cotidiana deve ser feita duas vezes por dia, uma pela manhã para retirar os resquícios dos produtos de tratamento (principalmente os que deixam a pele sensível ao sol) e a oleosidade; e outra à noite, para retirar as impurezas que se fixam na pele ao longo do dia e preparar a pele para receber tratamentos.

Rotina de limpeza facial diurna

  1. Lave o rosto com um sabonete facial específico para o seu tipo de pele;
  2. Depois, com o rosto ainda úmido, aplique um tônico facial indicado para as necessidades da sua pele, para desintoxicar os poros e equilibrar o PH da pele;

Finalize com um bom hidratante facial e um protetor solar em todo o rosto e faça a sua maquiagem, se assim desejar.

Rotina de limpeza facial noturna

A limpeza noturna é importante pois é durante o sono que as células da pele se regeneram e absorvem os nutrientes disponíveis mais intensamente. Por isso, o processo de limpeza da pele durante a noite é mais intenso.

  1. Retire a maquiagem com um demaquilante;
  2. Umedeça o rosto com água morna para abrir os poros e lave com um sabonete próprio para o seu tipo de pele usando as mãos, uma esponja ou uma escova sônica e fazendo movimentos uniformes. O enxágue pode ser feito com água fria para fechar os poros;
  3. Pelo menos uma vez por semana, faça a esfoliação para conquistar uma desintoxicação mais profunda;
  4. Use um tônico específico para o seu tipo de pele para reequilibrar o PH da pele e retirar os últimos resquícios de sujeira e oleosidade dos poros.

Gostou das nossas dicas sobre limpeza de pele? Então comece agora mesmo a montar o seu “kit limpeza de pele” conferindo todos os produtos para cuidados com a pele disponíveis na Sephora!

Compartilhar