Batom em foco: conheça os tipos e escolha seu preferido

Claros ou escuros, discretos ou ousados, com efeito sequinho ou glossy. O universo dos batons conta com uma infinidade de cores e acabamentos que combinam com diferentes estilos e momentos. O batom certo é capaz de dar graça à cara limpa e transformar um look, do mais básico ao mais ousado.

Para lhe ajudar a escolher seu batom preferido, preparamos este post especial apresentando diferentes tipos de batom a partir de suas texturas e acabamentos. Qual será seu escolhido?

Batom matte

Batom matte é um dos preferidos das brasileiras

O batom matte é aquele que dá um efeito sequinho, aveludado e de longa duração aos lábios. Versátil, existem versões dele tanto como batom líquido quanto como no formato bala, aquele mais clássico que é sólido e vem em um bastão.

Sem dúvidas, podemos dizer que o batom matte é um dos queridinhos das brasileiras! Sua durabilidade é considerada um ponto muito positivo e sua opacidade pode torná-lo mais “discretinho”.

Porém, há também quem não goste do matte. Por ter uma fórmula mais sequinha, ele pode craquelar durante o uso ou mesmo deixar uma sensação incômoda de ressecamento nos lábios.

Batom cremoso

Batom cremoso é confortável nos lábios

Mesmo que o batom matte tenha se tornado indispensável no nécessaire da brasileira, há quem ainda prefira o batom cremoso. Aliás, esse é, possivelmente, o mais clássico entre os tipos de batom.

O batom cremoso, como o nome já diz, tem uma textura macia que pode ser considerada mais confortável nos lábios. Hidratante, ele tem um brilho discreto e natural, porém tem duração menor que o matte.

Se quiser fazer seu batom cremoso durar mais tempo, nossa dica é aplicar um lápis de boca de cor igual ou similar.

Batom acetinado

O batom acetinado é um meio termo dos dois primeiros tipos de batom: mais hidratante e menos durável que o matte, mas não tanto quando o cremoso. Ele tem um acabamento de efeito molhado e desliza fácil pelos lábios.

Normalmente é bastante pigmentado, porém transfere mais facilmente que um batom matte, por exemplo.

Batom cintilante

Se o batom acetinado tem um brilho natural graças a seu efeito molhado, o cintilante é mais perolado ou metalizado. Este batom foi uma super tendência nas décadas de 80 e 90 e nunca saiu da lista de itens comumente encontrados nas nécessaires ao redor do mundo.

O batom cintilante não costuma ser muito pigmentado, por isso pode ser usado tanto para dar um up em uma maquiagem para o dia a dia quanto em uma maquiagem para noite. E, se quiser destacar mais a cor e aumentar a durabilidade, nossa dica é aplicar por cima de outro batom.

Batom vinil

O batom vinil ou vinílico está em alta e muita gente ainda nem o conhece. Ele é um tipo de batom líquido bastante pigmentado e que deixa um acabamento de verniz nos lábios, super brilhante.

Porém, há alguns pontos negativos no batom vinil. Há quem considere que esse tipo de batom deixa a boca grudenta e transfere facilmente.

Gloss

Muito popular nos anos 90, o gloss voltou a ser tendência. Ele dá um efeito brilho molhado aos lábios e hoje é fácil de encontrar muitas opções desse produto: translúcido, semi translúcido, colorido, com glitter…

Aliás, o gloss é uma ótima forma de valorizar os lábios. Você pode usá-lo sozinho ou sobre um batom, como, por exemplo, um batom líquido matte, e causar a impressão que sua boca é mais volumosa — e, se é esse o seu objetivo, o Lip Injection da Too Faced e o Lip Maximizer da Dior podem se tornar seus novos melhores amigos.

Assim como o batom vinil, algumas pessoas não gostam do gloss por causa da sensação de grude que fica nos lábios. Entretanto, isso não impediu que o gloss voltasse a ficar em alta e que passasse a ser usado até nas pálpebras para looks bem glossy.

Lip Tint

Lip tint é um novo tipo de batom que está em alta

Apesar de também ser conhecido como batom lip tint, este produto não é exatamente um batom. O lip tint é um produto líquido disponível normalmente em tons de vermelho e rosa que é usado como um “corante” para os lábios e bochechas.

Essa nova tendência é perfeita para fazer looks mais naturais. Sabe quando você está afim de fazer uma maquiagem completa mas quer aquela carinha de saúde? O lip tint é a escolha ideal. Ele tem alta fixação, mas é bastante translúcido.

Agora que você já conheceu todos esses tipos de batom, já elegeu o seu favorito? Confira toda a variedade de batons que temos na Sephora e escolha os que mais curtir para levar para casa!

Compartilhar