Cabelo Danificado: 8 soluções para dar mais vida aos seus fios

Fios porosos, ressecados, sem vida, quebradiços, com pontas duplas, ásperos, opacos, sem brilho, elásticos, frágeis, sem movimento… Se identificou com algum(ns) desses itens? Então é importante que você saiba que essas são características que identificam um cabelo danificado.

São vários os motivos que podem deixar o cabelo danificado e, por isso, existem também muitas formas de como recuperar o cabelo danificado — e é sobre elas que falaremos aqui!

O que é um cabelo danificado?

Saiba como identificar e o que fazer caso o seu cabelo esteja danificado

Como já dissemos, existem várias causas para os cabelos quebradiços e danificados. Alguns deles são:

  • Procedimentos químicos, como alisamentos e descolorações;
  • Excesso no uso do secador e chapinha;
  • Uso de produtos inapropriados para os fios;
  • Deficiência de nutrientes.

Tudo isso afeta e altera a estrutura dos fios do cabelo, deixando-as desgastadas, e é assim que o cabelo fica danificado.

O que fazer para recuperar o cabelo danificado?

Para tratar os danos capilares com eficácia, muitas vezes é necessário consultar um profissional. Um cabeleireiro ou médico tricologista pode fazer um diagnóstico preciso sobre as necessidades dos fios e traçar um plano para recuperá-los, como, por exemplo, desenhando um cronograma capilar para cabelos danificados.

No entanto, existem tratamentos para o cabelo danificado que você mesma pode fazer em casa e já garantem ótimos resultados. A seguir, falaremos sobre produtos para recuperar cabelos danificados por química e soluções para ter cabelos saudáveis!

1. Usar os melhores produtos para cabelos quebradiços e danificados

Muitas vezes, o cabelo danificado se torna quebradiço. Nesses casos, recomendamos procurar produtos para recuperar cabelos danificados por química e outros motivos que contenham alguns ingredientes específicos. São eles:

  • Óleo de Argan;
  • Queratina.

Existem ainda outros ingredientes que são também preciosos em produtos para recuperar cabelos danificados, sejam eles quebradiços ou não, como:

Além desses, para reparar danos na fibra capilar e devolver força aos fios, busque sempre a presença de proteínas e tecnologias de recuperação e reposição de massa nas composições dos produtos.

2. Abraçar seu cabelo natural

Assumir seu cabelo natural pode ser o que falta para você conseguir recuperar seus fios

Já citamos anteriormente que o uso de ferramentas de calor, como secador, prancha e modelador, pode deixar o cabelo danificado, não é? Por isso, o que recomendamos é que você evite usar ferramentas de calor.

O ideal seria que esses itens fossem aposentados, mas, só de guardá-los para ocasiões especiais, você já vai estar cuidando melhor dos seus fios. Isso porque o uso frequente das ferramentas de calor pode ressecar os fios, deixando-os porosos e enfraquecidos.

Pode ser que você não esteja acostumada com a aparência do seu cabelo natural, mas, se você aprender a cuidar dele direitinho, com certeza ele ficará lindo!

3. Usar protetor térmico

Nós sabemos que vez ou outra você vai querer dar uma mudada no visual, deixando o cabelo liso ou com umas ondas e cachos. Nesses momentos, seu maior aliado vai ser o protetor térmico.

O protetor térmico adiciona uma camada protetora sobre os fios, minimizando os efeitos negativos das ferramentas de calor. Além disso, ele também prolonga o resultado e deixa uma aparência de cabelos saudáveis e brilhosos.

4. Cortar as pontas

Uma forma bem simples de começar a colocar em prática seu plano de como recuperar cabelo danificado é, simplesmente, cortar as pontas duplas. Com essa simples atitude, você já ajuda o cabelo a se revitalizar.

5. Dar mais atenção à alimentação

A falta de nutrientes e vitaminas pode afetar a saúde do cabelo. Por isso, se você busca formas de como recuperar cabelo danificado, uma das soluções mais simples pode ser ter mais atenção às suas refeições.

Para te ajudar nessa missão, vamos listar alguns itens que precisam fazer parte da sua dieta:

  • Proteínas;
  • Ômega 3;
  • Ferro;
  • Silício;
  • Zinco;
  • Vitamina A;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E.

6. Limpar profundamente os fios

Sabia que o acúmulo de sujeira, poluição e produtos enfraquece o cabelo e impede a absorção de novos tratamentos? Portanto, antes de investir em máscaras e outros produtos usados para deixar os cabelos saudáveis, é importante limpar profundamente os fios.

Para fazer isso, você vai precisar de um shampoo anti-resíduos. Porém, como estamos falando de um cabelo danificado, procure uma opção sem sulfato, a utilize no máximo uma vez por mês e sempre faça uma hidratação após o uso.

7. Fazer tratamentos regularmente

Além de recuperar os fios, os tratamentos ajudam também a manter a saúde do cabelo

Para manter os cabelos saudáveis e não precisar nunca mais pesquisar como recuperar cabelo danificado, o melhor caminho é tornar os tratamentos parte da sua rotina.

No caso de cabelos ressecados por química como alisamento, hidratação e reconstrução devem entrar para o dia a dia. Já no caso de cabelos coloridos, por exemplo, como há também a preocupação de evitar o desbotamento, os cuidados devem ser adaptados.

Tendo isso em mente, lembre-se de sempre procurar tratamentos específicos para as suas necessidades. Existe um universo de produtos para recuperar cabelos ressecados por química, mas cada um vai agir de uma maneira específica e você deve saber qual mais se encaixa ao que você procura.

8. Seguir o cronograma capilar

Caso você ainda não conheça, cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo composta por três tratamentos, a hidratação, a nutrição e a reconstrução. Essa é, sem dúvidas, uma das melhores soluções para tratar os cabelos danificados e pode ser a maneira ideal para tornar os tratamentos parte dos seus dias.

Para fazer o cronograma capilar para cabelos danificados, você vai precisar fazer um planejamento com etapas que serão intercaladas para atender às necessidades específicas dos seus fios.

Esta é uma solução a longo prazo que trata aos poucos a fibra capilar, tendo em vista que os ingredientes dos produtos usados não são absorvidos completamente e que é necessário tempo para que os resultados comecem a ser notados.

Hidratação para cabelos danificados

A hidratação é um tratamento já bem conhecido que serve para repor a umidade natural dos fios e nutrientes essenciais. Essa etapa do cronograma garante maciez, maleabilidade, alinhamento, suavidade aos cabelos e é recomendada principalmente para os que estão ressecados, com pontas duplas e falta de brilho.

Para a hidratação para cabelos danificados, o ideal é que você encontre uma máscara capilar com ativos como o pantenol, a aloe vera e a vitamina E. Escolha uma máscara hidratante específica para o seu tipo de cabelo e aplique conforme o grau de ressecamento dos fios.

Ah, cabelos mais ressecados podem precisar de hidratação diária! Para isso, você pode substituir o condicionador por uma máscara hidratante.

Nutrição dos cabelos danificados

Muito necessária para cabelos ressecados por química e cabelos cacheados, a nutrição é o tratamento que que repõe os lipídios que protegem os fios e são responsáveis pela sensação de maciez dos fios.

Então, se você tem a sensação de que seus fios estão ásperos ao toque e embaraçados, a nutrição pode te ajudar. Este procedimento pode ser feito com máscaras compostas por óleos e manteigas e com óleos vegetais.

Esses ativos agem nos fios repondo a sua massa lipídica e alinhando as cutículas de modo que os fios fiquem mais macios e brilhantes.

Reconstrução da fibra capilar

Juntamente com a hidratação para cabelos danificados e a nutrição, temos a reconstrução. Esta etapa repõe a proteína dos fios, devolvendo massa aos fios e tornando-os mais fortes e saudáveis.

A reconstrução é a etapa do cronograma para cabelos danificados mais importante para aqueles que estão elásticos, porosos e quebradiços. Porém, como é muito potente, o recomendado é que seja realizada a cada 15 dias, a não ser que o cabelo esteja realmente precisando muito.

O principal ativo usado na reconstrução da fibra capilar é a queratina, uma proteína que representa aproximadamente 90% da constituição do fio. Além dela, procure também por colágeno e aminoácidos, como a creatina, a cisteína e a arginina, na composição dos produtos que for usar nesta etapa.

Agora você conhece todas as soluções para cuidar do seu cabelo danificado! Que tal começar a colocar em prática?

Compartilhar