Cabelo Masculino: conheça os tipos e saiba como cuidar

Essa ideia de que apenas mulheres se preocupam com a aparência já ficou totalmente ultrapassada. Os homens estão cada vez mais interessados em se cuidar e um dos principais tópicos nessa jornada de autodescoberta e autocuidado é o cabelo masculino.

Muitos homens nem conhecem os tipos de cabelo, muito menos sabem como cuidar dele. Pensando nisso, aqui faremos uma introdução bem completa sobre o assunto para que você possa dar seus primeiros passos cuidados com o cabelo.

4 tipos de cabelo masculino

Diferentemente do que você pode ter acreditado por um bom tempo, cabelos de tipos diferentes precisam de cuidados diferentes. Existe uma infinidade de produtos para cabelo e, para saber qual levar para casa, é importante saber qual é o seu tipo de cabelo!

E, se você está se perguntando “como saber qual é o meu tipo de cabelo?”, a resposta é: conheça os tipos de cabelo masculino e descubra com qual você se identifica. Para te ajudar a fazer isso, falaremos a seguir sobre essas classificações e daremos dicas de cuidados para cada uma delas.

Cabelo masculino liso

O cabelo masculino liso é aquele que não tem curvas. Ele costuma ser fino, bem alinhado, sem volume nem frizz.

Um ponto negativo do cabelo masculino liso é que ele pode ser oleoso. Além disso, ele pode também ser difícil de modelar. Por isso, o ideal para esse tipo de cabelo é usar produtos anti oleosidade e, para dar mais textura, volume e definição, podem ser usadas pomadas capilares e fixadores.

Existem três subtipos de cabelo masculino liso:

  • 1A: não têm ondas, são mais finos e oleosos;
  • 1B: também não apresenta ondas, mas os fios são menos finos;
  • 1C: ainda sem ondas, são um pouco mais grossos e têm mais textura.

Cabelo ondulado masculino

O cabelo ondulado masculino é um meio termo entre o liso e o cacheado. Ele tem ondas no formato de “S”, mas não há muita definição e não são formados cachos.

Esse tipo de cabelo masculino tem volume naturalmente e é mais fácil de modelar. Porém, dependendo do subtipo, ele pode ser mais ressecado. Por isso, para o cabelo ondulado masculino, recomendamos que seja feita uma hidratação mensal.

Dentre os subtipos de cabelo ondulado masculino temos:

  • 2A: tem raiz lisa e ondas maiores, pouco volume e é naturalmente sedoso;
  • 2B: tem ondas mais marcantes e mais volume;
  • 2C: começam a aparecer cachos, mas bastante abertos e os fios podem ser ressecados.

Cabelo cacheado masculino

Com cachos bem definidos, podendo ser mais abertos ou mais fechados, o cabelo cacheado masculino costuma apresentar frizz e é naturalmente mais ressecado.

Para o cabelo cacheado masculino, recomendamos as técnicas no poo e low poo, ou seja, o uso de produtos capilares sem sulfatos — ingredientes que podem ressecar os fios. Você pode usar produtos que já têm a composição diferenciada, como os da Deva Curl, ou pode optar por usar o seu shampoo comum menos frequentemente.

Outra recomendação importantíssima para o cabelo cacheado masculino é usar condicionadores e máscaras hidratantes e, caso perceba que seu cabelo está ressecado ou danificado, fazer hidratação pelo menos quinzenalmente e umectação com óleo capilar uma vez por mês.

Aliás, para tipos de cabelo masculino cacheados e crespos, o cronograma capilar é uma super dica! Vale a pena conhecer e encaixar na sua rotina.

O cabelo cacheado masculino tem três subdivisões:

  • 3A: cachos mais abertos, apresenta volume e pode ter frizz;
  • 3B: cachos mais fechados, sofrem com ressecamento e frizz;
  • 3C: com fios mais grossos, os cachos são ainda menores e mais volumosos.

Cabelo crespo masculino

O cabelo crespo masculino costuma ter o fio mais grosso e, assim como o cacheado, é naturalmente mais ressecado. Esse tipo de cabelo pode ter aparência mais opaca e tem os cachos bem fechadinhos ou em formato de zigue zague.

Assim como alguns tipos de cabelos masculinos cacheados, os crespos podem sofrer com o fator encolhimento. Ou seja, o cabelo pode aparentar ser menor do que realmente é, o que dá a impressão que ele demora mais para crescer e também pode diminuir seu volume natural.

Para o cabelo masculino crespo, recomendamos também o cronograma capilar, com bastante foco em hidratação e nutrição capilar. E, para quem quer driblar o encolhimento e ter mais volume, os pentes garfo podem ser uma ótima aposta!

Assim como os tipos de cabelo masculino anteriores, o cabelo crespo masculino tem três subtipos:

  • 4A: cachos em formato de mola, bem fechadinhos e opacos;
  • 4B: cachos sem muita definição, perdem volume quando estão secos;
  • 4C: fios em formato de zigue zague e tendência a crescer para cima.

Dicas de produtos para cabelos masculinos

Agora que você já respondeu à questão “como saber qual é o meu tipo de cabelo?”, vamos a algumas dicas que vão te ajudar na hora de escolher seus produtos capilares.

  1. É comum que produtos capilares masculinos tenham mentol e cafeína, esses ingredientes ajudam a remover a oleosidade e, por isso, são recomendados para cabelos mais finos e lisos;
  2. Para ajudar com a oleosidade, você pode também procurar por produtos que equilibram o pH do couro cabeludo e dos fios;
  3. Shampoo seco pode também ser útil para os tipos de cabelo masculino oleosos, principalmente quando não for possível lavar — e também para dar mais textura aos fios;
  4. As pomadas modeladoras costumam ter alta fixação e podem ser usadas para deixar os fios no lugar ou para fazer penteados;
  5. Os óleos de tratamento tratam, ajudam na definição de cachos e diminuem o frizz;

Quanto às pomadas e outros finalizadores, para o cabelo curto masculino é importante evitar a raiz para não ter problemas com oleosidade. E, tanto para o curto, médio ou cabelo grande masculino, é necessário evitar usar chapéus e bonés durante muito tempo, pois isso pode promover também oleosidade e até o surgimento de caspas. E, para o cabelo grande masculino, também não é bom prendê-lo quando ainda está molhado e nem deixá-lo preso o dia inteiro.

Agora que você já descobriu quais são os tipos de cabelo masculino, sabe qual é o seu e conhece nossas dicas de cuidados e para escolher produtos, que tal começar a montar seu próprio kit de produtos capilares? Confira tudo o que temos disponível no site!

Compartilhar