Como Fazer o Cabelo Crescer: 15 dicas para você testar

Você tem a impressão que seu cabelo demora a crescer? Cortou, se arrependeu e quer que ele cresça logo? Seu sonho é ter um cabelão estilo Rapunzel? Se a sua resposta foi sim para qualquer uma dessas perguntas, nós temos algumas dicas — que funcionam mesmo — de como fazer o cabelo crescer!

Descubra a seguir o que pode afetar o ritmo de crescimento do seu cabelo, quais mudanças você pode aplicar no seu dia a dia para mudar isso e também, claro, quais produtos para crescer cabelo usar.

O que afeta o crescimento do cabelo?

Antes de mais nada, é importante você saber que cabelos crescem, em média, 1 a 1,5 cm por mês — alguns mais, outros menos. Esse ritmo de crescimento é determinado geneticamente, mas depende também de outros fatores, como a condição do cabelo e até mesmo a idade (após os 50, cai pela metade).

Ah, é comum que pessoas de cabelo cacheado e crespo achem que o cabelo cresce mais lentamente. Isso não é verdade! Esses cabelos crescem normalmente, mas sofrem com o “fator encolhimento” que ocorre devido à curvatura dos fios. Ou seja, para as cacheadas e crespas pode demorar mais para ser perceptível o crescimento.

Quer saber o que faz o cabelo crescer de verdade? Fortalecer o organismo e cuidar bem dos fios para que eles possam crescer sem antes quebrar ou cair. E muitas coisas afetam, positivamente e negativamente, esse crescimento. Na gravidez, por exemplo, o cabelo cresce e fica mais volumoso, porém após o parto é comum que caia muito cabelo, pois há uma queda brusca de hormônios.

Já pensando nos fatores que podem afetar negativamente, podemos citar alguns exemplos:

  • Menopausa;
  • Doenças como artrite, diabetes, hipotireoidismo, hipertireoidismo e lúpus;
  • Doenças no couro cabeludo, como alopecia, dermatite seborreica e foliculite;
  • Má alimentação;
  • Carência de vitaminas;
  • Problemas hormonais;
  • Estresse;
  • Ficar muitos dias sem lavar o cabelo.

O que fazer para o cabelo crescer?

Agora que você já sabe que existe um ritmo de crescimento médio para o cabelo e que alguns fatores podem influenciá-lo, vamos a algumas dicas de como fazer o cabelo crescer que você pode aplicar no dia a dia:

Dê mais atenção à alimentação

Como já dissemos, a má alimentação e a carência de vitaminas podem fazer com que o cabelo cresça mais lentamente. Por isso, é importante manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e proteínas, além de beber muita água para manter o corpo e o cabelo hidratados.

Para evitar as deficiências nutricionais que afetam o crescimento do cabelo, recomendamos consumir alimentos ricos em: 

  • Proteínas: os fios de cabelo são feitos desse nutriente;
  • Vitamina C: protege de agressões externas e evita que o couro cabeludo fique irritado com o sebo produzido pelo próprio corpo;
  • Biotina: faz parte da queratina, a proteína que auxilia na formação da fibra capilar, mantém a hidratação dos fios, os deixa mais resistentes e previne queda prematura;
  • Ferro: estimula a circulação sanguínea e melhora a saúde dos fios;
  • Zinco: equilibra a qualidade do sebo e deixa os fios mais fortes;
  • Silício: reestrutura fibras de colágeno e elastina, aumentando a resistência dos fios e reduzindo a quebra e a queda.

Alguns exemplos de alimentos que você pode consumir são os vegetais verde escuros, leite, iogurte, ovo, carne, peixe, legumes, grãos integrais, castanhas, aveia, gérmen de trigo, dentre outros.

Pare de fumar

O tabagismo reduz a oxigenação e o fluxo sanguíneo nos bulbos capilares, o que diminui a força e a velocidade de crescimento do cabelo. Por isso, uma nossas dicas de como deixar o cabelo crescer é parar de fumar.

Evite exposição excessiva ao sol

A exposição excessiva ao sol resseca os fios, deixando o cabelo danificado e sem brilho. Além disso, se o couro cabeludo ficar queimado, pode acontecer também queda de cabelo.

Evite fazer química e usar ferramentas de calor

Procedimentos como alisamento, coloração e descoloração afetam o cabelo, assim como o uso frequente de secadores e modeladores. O cabelo pode ficar fraco, o crescimento desacelera e pode haver quebra nos fios e irritação do couro cabeludo.

A recomendação é, realmente, evitar fazer química e usar ferramentas de calor. Porém, caso vá fazer algum desses procedimentos que citamos, a nossa dica é cuidar bastante dos fios antes e depois, de preferência fazendo o cronograma capilar. E, no caso de secador, chapinha, babyliss e afins, use sempre protetor térmico.

Lave bem — e frequentemente — o cabelo

Como dissemos anteriormente, ficar muitos dias sem lavar o cabelo pode afetar o crescimento dos fios. O excesso de oleosidade e sujeira pode acabar obstruindo o folículo piloso e inflamando o couro cabeludo.

Por isso, uma das dicas mais fáceis de colocar em prática de como fazer o cabelo crescer rápido é: mantenha uma rotina de lavagem. Dessa forma, você também protege seu cabelo de agressões externas, como a poluição, que também pode afetar o crescimento.

Outras dicas relacionadas são:

  • Use shampoo anti-resíduos ou dilua o seu shampoo para evitar acúmulo de produto no couro cabeludo;
  • Não aplique condicionador e máscara na raiz, use-os somente do comprimento às pontas;
  • Massageie bem o couro cabeludo, isso aumenta a circulação sanguínea no local, favorecendo o crescimento do cabelo — mas não esfregue os fios, pois isso pode danificá-los;
  • Faça o cronograma capilar para manter seu cabelo sempre saudável.

Tente evitar estresse

Sabemos que é difícil evitar se estressar, mas o estresse aumenta a produção de cortisol, que pode levar ao atrofiamento do bulbo capilar e, consequentemente, à paralisação do crescimento e ao aumento de queda de cabelo. É por esse motivo que uma das nossas dicas do que fazer para o cabelo crescer é tentar evitar se estressar.

Tenha cuidado ao prender o cabelo

Em um país tropical, com dias tão quentes, é praticamente impossível não se render ao rabo de cavalo, ao coque ou a algum outro tipo de penteado do tipo. Porém, é importante que você não prenda o cabelo muito forte, com muita pressão, pois isso pode quebrar os fios e até causar queda.

Aliás, nada de prender enquanto o cabelo estiver molhado! Ele fica mais frágil quando molhado e é ainda mais fácil danificá-lo.

Evite usar chapéus e bonés por muitas horas

Os chapéus e bonés podem ser bem úteis para proteger o cabelo da incidência solar direta, mas não é recomendável usar direto durante muitas horas. Eles abafam o couro cabeludo, aumentando a transpiração e a oleosidade no local. Isso pode causar inflamações, desenvolvimento de fungos e até lesões.

7 dicas de produto para crescer cabelo

Existem vários produtos para cabelo que estimulam o crescimento dos fios. A seguir vamos recomendar os melhores.

Óleo de rícino

O óleo de rícino é um clássico para quem procura produto para crescer cabelo. Ele nutre o couro cabeludo, diminui a oleosidade, elimina bactérias e ativa a circulação na região, acelerando o crescimento dos fios.

Para garantir todos esses benefícios, aplique o óleo diretamente no couro cabeludo e massageie. Em seguida, prenda o cabelo com uma touca e deixe agir.

E, para quem está se perguntando o que colocar no shampoo para o cabelo crescer mais rápido, o óleo de rícino é também uma opção. Você pode adicionar uma colher de sopa do óleo a um shampoo de 200 ml. Se quiser turbinar ainda mais o tratamento, pode acrescentar também babosa e cravo da índia à mistura.

Chá verde

Outra dica do que colocar no shampoo para o cabelo crescer mais rápido é chá verde. Esse chá é rico em antioxidantes e parece estimular os folículos capilares.

Para desfrutar dessa vantagem do chá verde, faça uma infusão com um a dois saquinhos em água fervente e deixe por cinco minutos. Quando esfriar, adicione o líquido ao seu shampoo.

L’Oréal Professionnel Serie Expert Pro Longer

Se você procura um shampoo para crescer o cabelo, temos uma indicação melhor ainda com uma linha inteira de produtos, a Pro Longer, da L’Oréal Professionnel.

Linha Kérastase Resistance Extensioniste

Pensada para estimular o crescimento, a linha Kérastase Resistance Extensionist é perfeita para quem procura produto para crescer cabelo.

Linha Kérastase Genesis

A linha Genesis, da Kérastase, é outra super dica com shampoo para crescer o cabelo, máscara, sérum e mais.

Linha Lee Stafford Hair Growth

Outra linha que conta com shampoo para crescer cabelo e também outros produtos para esse objetivo é a Hair Growth, da Lee Stafford.

Suplemento Truss Pharmacy + Caps

Outra possibilidade de como fazer o cabelo crescer rápido é consumir suplementos. A Truss tem uma opção, o suplemento alimentar Truss Pharmacy + Caps, que é um tratamento intensivo para crescimento capilar e prevenção de queda.

Esse suplemento é um complexo vitamínico com fórmula nutritiva de fácil absorção que promove o aumento da resistência dos fios e prolonga a vida dos cabelos. Ele é enriquecido com biotina, ácido fólico, vitaminas, magnésio, selênio, silício orgânico e peptídeos de colágeno marinho.

Bom, essas são as nossas super dicas do que faz o cabelo crescer de verdade. Bastante coisa, né? Caso, mesmo seguindo essas nossas recomendações, você não perceba crescimento, é importante procurar um médico. E, se quiser ler mais sobre assuntos relacionados, continue lendo nossos textos de dicas de cuidados com o cabelo!

Compartilhar