Como Preparar a Pele para Maquiagem: 10 passos essenciais

Você sabia que existem truques antes de passar sua make para que sua pele fique muito mais bonita e lisinha? Sim! Por isso, hoje vamos falar sobre como preparar a pele para maquiagem.

É possível garantir um visual mais duradouro se você investir um tempinho a mais antes de aplicar sua maquiagem. Além disso, essa preparação vai deixar sua pele muito mais bem cuidada e protegida.

Aliás, não é só preparar, mas também o fato de que a ordem dos produtos interfere no resultado. Por isso, separamos um passo a passo para você seguir e não cometer nenhum erro na hora de preparar sua maquiagem.

Confira!

11 passos de como preparar a pele para maquiagem

preparação de pele para maquiagem

Saiba tudo sobre preparação de pele passo a passo antes de aplicar sua maquiagem!

1. Pele limpa para receber a make

Esse é definitivamente o primeiro passo para receber a maquiagem. É praticamente um crime aplicar sua make na pele suja!

Seja na parte da manhã ou da noite, nossa pele acumulou diversas impurezas, oleosidade e resíduos que precisam ser removidos.

Uma ótima opção para essa etapa é o Vinopure Gel de Limpeza Purificante da Caudalie.

como preparar a pele para maquiagem gel de limpeza Caudalie

Ele purifica a pele e comprime os poros enquanto reduz o excesso de oleosidade, cravos e imperfeições.

Além disso, sua fórmula suave não resseca a pele, contém ácido salicílico natural, polifenóis da semente de uva, óleos essenciais orgânicos, água de uva e água de rosas para promover uma pele glow saudável.

2. Tônico facial para regular o pH

Usar o tônico após a limpeza é indispensável para equilibrar o pH da pele. Essa ação vai fazer com que os próximos produtos sejam potencializados.

Principalmente na zona T, onde a pele é mais oleosa, o tônico remove os resíduos que podem atrapalhar o resultado da sua make.

O Tônico de Beleza Rosamelis da Embryolisse é uma ótima opção. Ele mantém a pele limpa e iluminada, com um perfume delicado de rosas, hamamélis e laranjeira.

Inclusive, para potencializar seu uso, você pode deixar o tônico na geladeira para um frescor mais potente. Agora no verão essa dica é uma delícia!

3. Tem tempo? Use máscara de argila

Essa é para quem tem uns minutinhos a mais na pré-maquiagem.

A máscara de argila purifica ainda mais a pele e é recheada de componentes que vão ajudar a iluminar sua make.

A Máscara Facial de Argila Violeta Antiporosidade da marca brasileira Quintal é ideal para esse momento.

como preparar a pele para maquiagem máscara de argila Quintal

Para peles mistas ou oleosas, ressecadas, com poros dilatados ou desequilibradas, a máscara promove uma limpeza profunda e hidratação intensa.

Tem propriedades remineralizantes e efeito detox, ativando a luminosidade natural da pele com controle da oleosidade.

4. Creme para olhos para o corretivo não craquelar

Se a área dos olhos está ressecada, a pele vai acabar absorvendo todas as propriedades hidratantes dos produtos de maquiagem. Dessa forma, o corretivo vai craquelar e ninguém quer isso, certo?

Um hidratante específico para área dos olhos vai fazer toda a diferença em como preparar a pele antes da maquiagem.

O creme para olhos WASO Eye Opening Essence da Shiseido, é uma essência para os olhos com uma textura única, semelhante à neve, inspirada em Momiji Oroshi japonês, que é uma mistura de rabanete daikon ralado e cenoura.

Além de ajudar a reduzir a aparência de inchaço, pois estimula a microcirculação, sua fórmula de rápida absorção ainda fornece uma explosão de hidratação.

5. Hidratação para preparar a pele

Assim como a área dos olhos, o restante do rosto também pode absorver a umidade dos produtos e craquelar. Sendo assim, a hidratação é fundamental antes de começar sua make.

Escolha um que seja adequado para o seu tipo de pele, dando preferência aos cremosos para peles secas e em forma de loção ou gel para quem tem pele oleosa.

O Moisture Surg da Clinique é um gel-creme refrescante que, mesmo após lavar o rosto, proporciona 72 horas de hidratação, mantendo a pele quase duas vezes mais hidratada.

massagem facial Clinique

Ele tem uma avançada tecnologia de Auto Reabastecimento Automático que ajuda a pele a criar sua própria fonte de água interna para se reidratar continuamente.

Além disso, tem ácido hialurônico e água aloe ativada que restauram a elasticidade, protege dos radicais livres e promove uma pele macia e suavizada.

6. Não esqueça de hidratar os lábios

Principalmente se você pretende usar um batom matte, a hidratação dos lábios é o segredo para garantir uma make duradoura.

A MAC tem um primer labial incolor que hidrata, suaviza os lábios antes do batom e evidencia o tom e o acabamento da maquiagem.

O Prep+Prime Lip pode ser usado sozinho ou antes do batom para eliminar o ressecamento dos lábios e conservar a maquiagem por mais tempo. Sua textura amacia a pele e proporciona hidratação imediata e duradoura.

7. Precisa passar protetor solar? Sim!

Se você está procurando produtos para preparar a pele antes da maquiagem durante o dia, saiba que o protetor solar é fundamental.

Se preferir, você pode usar um BB Cream que já vem com FPS.

O Photoage Mousse Blur Facial da Dermage é um protetor solar com cor e efeito blur, capaz de suavizar poros, linhas finas e rugas.

como preparar a pele para maquiagem protetor solar Dermage

Além disso, tem efeito matte, color adapt que se adapta à cor da sua pele, ação rejuvenescedora e antioxidante e é livre de óleos e parabenos.

8. O primer é o segredo

Você sabe para que serve o primer na maquiagem?

Queridinho do momento, o primer serve para preparar a pele, controlar a oleosidade, atenuar linhas de expressão e ainda ajuda na fixação da make. Quer mais?

Ele pode fazer toda a diferença na sua maquiagem, pois preenche a superfície da pele, o que faz com que ela fique mais lisa e pronta para receber a base.

Quem prefere um primer em creme pode usar o The POREfessional da marca Benefit que minimiza rapidamente a aparência dos poros.

como preparar a pele para maquiagem primer Benefit

Ele é leve e sedoso e proporciona uma cobertura translúcida para uma pele ultra macia.

Já quem prefere um primer em spray, a MAC tem mais um produto da mesma linha do primer labial, que é o Prep+Prime Fix+Matte.

Ele é um leve spray matificante, que refresca a pele, enquanto controla instantaneamente o brilho e a oleosidade.

9. Chegou a hora da maquiagem!

Agora que sua pele está pronta, você pode começar sua make.

A escolha da base também é importante no passo a passo de como preparar a pele para maquiagem. Se sua pele é oleosa, prefira as bases líquidas.

Nessa hora não podemos deixar de falar da nossa querida base matte suave de longa duração Pro Filt’r Soft Matte da Fenty Beauty.

como preparar a pele para maquiagem base Fenty Beauty

Com cobertura média a alta, que possibilita construir camadas, ela vem com uma variedade sem limites de 50 tonalidades.

Além disso, a base é leve como o ar, conferindo à pele um acabamento sem brilho super suave e que disfarça a aparência dos poros.

10. Corretivo esconde imperfeições

Você sabia que aplicar o corretivo depois da base ajuda a reforçar seus efeitos?

Pois aposte nele para preparar sua maquiagem escondendo olheiras, manchas e vasinhos do rosto.

Nessa hora, você pode optar pelo Instant Age Eraser da Maybelline. Ele é super concentrado e tem função de tratar a área dos olhos com ativos de Goji Berry e Haloxyl.

Depois dessas 10 etapas, você pode seguir com os outros itens com uma pele linda, lisa e super preparada para uma make duradoura!

E pra encontrar esses produtinhos, é só ir a uma das lojas Sephora espalhadas pelo Brasil ou direto no nosso site.

E para mais dicas de maquiagem ou cuidados com a pele, nosso blog está recheado de informações especialmente para você.

Compartilhar