Tons de pele negra: como o visagismo influencia suas escolhas

Você já ouviu falar em visagismo? Esse conjunto de técnicas que valoriza a beleza do rosto é um super aliado na hora de escolher a maquiagem em tons de pele negra.

Conceito criado pelo maquiador e cabeleireiro francês Fernand Aubry, o visagismo é a arte da criação de uma imagem pessoal personalizada. Ele leva em consideração principalmente as características físicas e psicológicas para revelar o seu melhor.

visagismo para pele negra

O que o visagismo tem a ver com os tons de pele negra?

É possível aplicar as técnicas do visagismo para determinar o melhor tipo de maquiagem para os tons de pele negra, tais como:

  • Cor da pele: expressa emoções distintas e aspectos do temperamento. Pode ser fria, quente ou neutra;
  • Formato do rosto: pode ser oval, quadrado ou triangular, por exemplo;
  • Personalidade: características inatas de cada um, ou seja, que não podem ser mudadas.

Nesse sentido, criou-se uma cartela de cores que indica quais as melhores para cada tipo de pele.

Considerando que as peles negras têm uma variação muito grande de tons e subtons, como resultado, leva-se em consideração esses conceitos para definir as cores de maquiagem para cada uma.

Tons de pele negra

Descrita pela consultora de imagem americana Jean Patton, o sistema de classificação de peles negras identifica 38 tons, divididos em seis grupos de subtons.

Subtons quentes

São peles que têm como cor de fundo avermelhado ou dourado. Conheça os grupos:

Spike

Pele quente com um tom médio que esbanja luminosidade, de tal forma que fica avermelhada quando se expõe ao sol.

Olhos castanhos-escuros ou esverdeados e cabelos pretos, castanho-escuro ou em tons puxados para o ruivo.

Combina com: cores fortes, como o laranja e o vermelho. Tons de verde-musgo, azul acinzentado, bronze e bege escuro também são ótimos. A musa Taís Araújo, por exemplo, tem pele Spike.

Calipso

Pele quente que vai do claro ao médio, tendo o dourado como tom de fundo. Passa a impressão de estar sempre bronzeada e quando exposta ao sol, fica mais luminosa.

Cabelos castanho-dourado, ruivo escuro e castanho escuro e olhos vão do castanho-escuro ao marrom-esverdeado.

Combina com: salmão, rosa-queimado, dourado, bege, coral e pêssego ficam maravilhosas neste tom. Um exemplo dele é a atriz Camila Pitanga.

Lipglass Bronzer MAC

Quem tem pele Calipso vai adorar o gloss labial Lipglass Bronzer da MAC!.

Subtons neutros

Por mais que essa categoria seja um pouco negligenciada pela dificuldade de identificação, as peles neutras são os tipos mais versáteis. Conheça os grupos:

Nilo

Tom de pele mais clara, com fundo azul-acinzentado como rio africano. Tem uma tendência a parecer opaca e sem vida.

Os cabelos costumam ser em tons de castanho-claro ou castanho-acinzentado e os olhos, castanho-claros, acinzentados, azuis ou verdes. Muitas vezes a ascendência negra pode passar despercebida.

Combina com: tons rosados claros, beges e marrons puxados para o cor-de-rosa e para o verde, desde que suaves. Cuidado com os tons escuros para evitar o aspecto cansado. A musa J.Lo possui este tipo de pele.

Saara

Pele dourada como as areias do deserto, o seu tom é de claro a médio, típico nos países árabes. Quando exposta ao sol, escurece em um tom marrom café.

Os cabelos são loiro-escuro, ruivo médio e castanho-claro e os olhos tendem a ser castanhos-claros, mel, verdes ou até mesmo azuis.

Combina com: tons de bege, verde-claro, magenta, roxo e amarelos claros ficam muito bem neste tipo de pele.

A influencer canadense Jasmine Egal tira proveito do corretivo Born this Way da Too Faced para valorizar seu tom de pele Saara.

Jasmine Egal

Subtons frios

São subtons que vão do verde ao azul e que ficam ainda mais belas com tons frios contrastantes. Conheça os grupos:

Jazz

Com tom de superfície chocolate e subtom verde, é o tipo mais comum entre as peles negras mais escuras. Fica avermelhada sem bronze posterior quando se expõe ao sol.

Cabelos e olhos variam do castanho escuro ao preto.

Combina com: tons de rosa e roxo. Cores vivas causam contraste entre os pigmentos vermelhos e o subtom verde da pele, deixando o visual radiante. Se preferir uma pele glow, pode abusar dos tons dourados e prateados. Michelle Obama é a musa inspiradora da pele Jazz.

Blues

Por conta da miscigenação, é a mais rara entre as tonalidades de cor de pele negra. Tem superfície café e subtom azul, que deixa a pele com uma nuance bem fria.

Cabelos e olhos são escuros, castanhos ou preto, com um fundo acinzentado.

Combina com: tons frios e intensos, como azuis, verdes, carmim, roxo e pink. A atriz Lupita Nyong’o é um lindo exemplo desse tom de pele negra.

Lupita Nyong'o

Inclusive, a musa cuida dessa pele maravilhosa com o Soro Rejuvenescedor Advanced Génifique da Lancôme. Recomendamos!

Dicas de maquiagem de tons de pele negra

Agora, com toda a certeza vai ficar muito mais fácil encontrar a maquiagem perfeita para você. Por fim, seguem algumas dicas para deixar sua produção incrível.

A escolha da base

A pele negra normalmente apresenta áreas de tons levemente diferentes no rosto, o que, em princípio, dificulta encontrar as melhores bases para uniformizar a pele.

Dessa forma, o ideal é usar uma base no exato tom e uma um tom mais claro para corrigir as áreas mais escuras, que são em torno da boca, em volta dos olhos e na raiz do cabelo.

A Fenty Beauty lançou recentemente a versão em pós da famosa base Pro Filt’r: a Pro Filt’r Powder Foundation.

Base pele negra Pro Filtr Fenty

Leve como o ar, ela oferece luz e cobertura total com um acabamento soft matte em 50 tons para todos.

A cor do corretivo

O corretivo deve ser no tom da sua pele. Sendo assim, deixe os mais claros para serem usados como iluminador, desde que tenham o seu tom de fundo.

Se você é adepta de corretivos coloridos, aposte nos produtos alaranjados, que cobrem manchas e olheiras, uma vez que não deixam o aspecto cinzento. Depois cubra com um produto da sua cor.

Contorno e iluminação: conheça o strobing

A melhor técnica para realçar os traços da pele negra é o strobing. Essa técnica é, antes de mais nada, o efeito contrário do contorno: ao invés de usar tons mais escuros para dar profundidade, utilizar iluminador para realçar os traços do rosto.

Para seu strobing ficar perfeito, nada melhor que um produto ganhador de prêmio e com textura super aveludada, não é mesmo?

Iluminador Shimmering Skin Becca

O iluminador Shimmering Skin da Becca tem fórmula única feita com pérolas muito finas, coloridas e luminosas. Ele se ajusta ao seu tom de pele e enaltece sua radiância natural.

Como escolher batons, sombras e blushes

Para colorir sua pele, siga sem medo a paleta de cores indicada para seu tom. E, se desejar um visual luminoso, aposte no brilho para dar aquele toque de ousadia à produção.

A Sephora tem uma seleção de melhores paletas de sombras que certamente vão combinar com seu tom de pele.

Você pode aprender mais sobre técnicas de maquiagem para o seu tipo de pele fazendo uma consultoria nas lojas da Sephora ou ainda, agendando uma Beauty Class  para aprender a fazer looks completos.

E fique sempre atenta ao nosso blog para não perder nenhuma novidade!

Compartilhar