Contorno: aprenda a esculpir seu rosto com maquiagem

Quanto mais a musa Kim Kardashian conquistava fama, mais o contorno ganhava destaque e se tornava uma tendência no mundo de maquiagem. E não é para menos: esta técnica poderosa manipula e redefine os volumes do rosto através de uma ilusão óptica.

A seguir vamos explicar o que é o contorno e compartilhar algumas dicas infalíveis para você aproveitar melhor esse jogo de luz e sombra. Se interessou? Confira!

dicas sobre contorno

O que é o contorno?

Como já adiantamos, o contorno é uma técnica de maquiagem. Seu objetivo é, usando tons mais claros e mais escuros que o tom da pele, dar ou tirar destaque de certas áreas do rosto, dependendo do formato dele.

O rosto pode ser afinado, alongado, ter suas proporções equilibradas… Tudo isso a partir do uso de sombra e luz nos lugares considerados certos.

O contorno certo cada tipo de rosto

Como você pode imaginar, não existe só uma técnica para fazer o contorno do rosto. Cada formato pede iluminação e sombra em locais distintos do rosto e, por isso, é interessante dedicar algum tempo se olhando no espelho para ver o que você gostaria de destacar ou disfarçar com a maquiagem.

Aqui vamos dar dicas gerais de como fazer contorno de acordo com os formatos de rosto, mas sinta-se para adaptar da forma que ficar melhor para você!

Como fazer contorno em rosto oval

Considerado o mais fácil de contornar, o rosto oval tem a testa e o maxilar em dimensões proporcionais e relativamente menores do que a região central do rosto, que é ligeiramente mais larga. O contorno adequado é feito abaixo das maçãs, alto da testa e no ossinho do maxilar.

Como fazer contorno em rosto redondo

O rosto redondo possui as maçãs bem salientes e o queixo arredondado, sem apresentar alongamento. Para fazer o contorno deste tipo de rosto, o truque é passar a cor mais escura em toda a lateral, começando pelas têmporas e descendo até chegar ao maxilar, reforçando abaixo do osso da bochecha.

Se você tiver uma paleta de contorno com iluminador, recomendamos iluminar o centro da testa criando um desenho de triângulo invertido — se você preferir, pode usar também um corretivo mais claro para fazer isso. Isso ajuda a alongar a região, deixando a impressão de um rosto mais fino e longo.

Como fazer contorno em rosto quadrado

Angulosos, os rostos quadrados e retangulares possuem a mesma largura em toda a extensão do rosto. As maçãs, testa e maxilar possuem dimensões parecidas e podem tornar o rosto mais “masculino”.

Se é esse o seu formato de rosto e você não sabe onde passar o contorno, saiba que neste caso ele funciona como um aliado na hora de criar profundidade, sobretudo abaixo do osso da bochecha e nas laterais do maxilar e da testa. O ideal é aplicar o tom mais escuro nessas regiões criando uma imagem mais oval.

Como fazer contorno em rosto triangular

Já quem tem rosto tipo triângulo ou coração pode se incomodar com a falta de proporção entre a testa e o queixo, normalmente um é muito maior do que o outro, criando uma expressão afunilada. O truque de contorno para rosto aqui é escurecer as áreas mais largas e iluminar as mais finas.

Como escolher contorno?

Paleta de contorno, contorno em bastão, contorno em pó… Existem vários tipos de produtos para fazer o contorno no rosto e há ainda a confusão com o bronzer. Quer saber como escolher contorno? É só seguir as nossas dicas.

Contorno x bronzer

De modo geral, o contorno, seja ele cremoso ou em pó, é fosco, ou seja, sem brilho. Isso porque o objetivo desses produtos é criar sombra, “diminuindo” as áreas onde é aplicado e criando a impressão de profundidade.

O bronzer, por sua vez, como o nome indica, é usado para dar um visual mais bronzeado à pele. E é comum que esse produto tenha cintilância, até para dar mais destaque às regiões onde é aplicado — que é o oposto do que queremos com o contorno!

Quais produtos usar para fazer contorno?

Mais importante do que saber se é melhor um contorno em bastão ou em pó, é saber escolher a cor do seu contorno. Indicamos escolher sempre produtos dois tons mais escuros que o seu tom de pele.

Já quanto à textura, nossa recomendação é que a escolha seja feita de acordo com o seu tipo de pele. Se a sua pele é seca, prefira os produtos cremosos. Já se for oleosa, aposte no contorno em pó.

Sobre o pincel para contorno, o recomendado é aquele angulado, pois as cerdas nesse formato ajudam a esculpir o rosto.

E, para te ajudar ainda mais nessa missão de como escolher contorno, listamos a seguir algumas indicações de produtos:

Como passar cada produto de contorno

Depois de aprender o que é o contorno, quais pontos valorizar de acordo com o formato de rosto e como escolher os produtos, é hora de aprender a aplicar esses produtos.

Sombreamento

Os pontos-chave de sombreamento quando pensamos onde passar o contorno são:

  • A parte mais baixa das maçãs do rosto, abaixo do osso da bochecha;
  • O alto da testa, bem próximo à raiz do cabelo;
  • E o maxilar

Você consegue um efeito muito bonito aplicando o seu contorno puxando uma linha reta diagonal que vai do topo da orelha em direção à boca. Para conquistar um efeito natural, é legal que esta linha termine alinhada com o canto externo dos olhos.

Iluminação

Depois de fazer o sombreamento, é hora de iluminar os pontos do seu rosto que deseja destacar, como:

  • O topo do osso do nariz;
  • O arco da sobrancelha;
  • O alto das maçãs do rosto;
  • O arco do cupido;
  • As têmporas.

Esses locais são estratégicos para fazer a iluminação do rosto, pois são as partes mais altas do rosto e, com o iluminador, deixam a pele com viço.

Toques finais

Com o contorno feito, é a vez do blush. Para passá-lo, você deve abrir um sorriso e aplicar a cor na parte mais gordinha das bochechas, puxando o pincel em direção ao contorno. Esse é o segredo para deixar a pele bem natural. Esfumando bastante o blush com o contorno, os produtos se mesclam, deixando a pele mais bonita.

E, se quiser um look bem bronzeado, aposte também em um bronzer, aplicando-o abaixo do blush e em outros pontos do rosto que costumam bronzear quando você se expõe ao sol.

Como fazer contorno rápido

Para finalizar este post, vamos às dicas de como fazer contorno rápido, pois sabemos que para uma maquiagem para o dia a dia muitas vezes não temos tempo sobrando. Se você, como a gente, tem mais ou menos 3 minutos para encaixar essa técnica na sua make do cotidiano, essas dicas rápidas vão fazer toda a diferença.

  1. Aplique o contorno logo abaixo do ossinho da bochecha com movimentos de vai e vem e esfume bem para não ficar artificial;
  2. Na hora de iluminar, prefira um pincel redondo para espalhar bem o produto. O primeiro passo, é um “C” nas têmporas;
  3. Ilumine também a ponte do nariz, começando no início do ossinho e terminando antes da pontinha;
  4. O queixo também merece uma atenção especial, para parecer mais pronunciado. Esfume um pouco de pó iluminador nessa região e voilá.

Aí é só passar o blush, a máscara e o batom e você está pronta!

como fazer contorno

Agora que você aprendeu direitinho o que é contorno e onde passar o contorno para valorizar os traços do seu rosto, compartilhe o resultado com a gente! É só postar no seu Instagram e marcar o perfil da Sephora Brasil.

Compartilhar