Descubra quais são os principais Cuidados Com o Cabelo no verão

Basta o sol dar as caras que já começamos a sonhar com dias de praia e piscina, não é? Mas esses cenários paradisíacos podem se tornar um verdadeiro pesadelo se você não investir em uma rotina de cuidados com o cabelo.

Então, se você quer levar do verão apenas ótimas memórias e uma marquinha de biquíni e não uma conta mais alta no cabeleireiro por conta de danos acumulados nos fios, a saída é colocar em prática as principais formas de como cuidar do cabelo nesta estação.

Fatores que causam danos aos cabelos durante o verão

Muitas pessoas sentem os cabelos mais ressecados, fracos e arrepiados no verão. E não é só uma impressão! Nesta época do ano costumamos passar mais tempo sob o sol, na areia, dentro da água do mar ou da água com cloro da piscina, por isso os fios sentem mais a influência desses agentes externos.

O que o cloro da piscina faz com o cabelo? E os raios UV e a água salgada?

Um dos maiores inimigos dos cabelos saudáveis no verão é o cloro. Mas você sabe o que o cloro da piscina faz com o cabelo? Essa substância química usada para manter as águas limpas acaba sendo absorvida pelos fios e, por ter pH baixo, ela enfraquece e deixa o cabelo mais opaco e quebradiço.

Os raios UV, por sua vez, enfraquecem a estrutura interna da fibra capilar e deixam a cutícula dilatada, tornando o cabelo mais ressecado, fraco e poroso. Já a água do mar, que é salgada, promove uma desidratação intensa dos fios, que ficam secos, sem brilho e mais suscetíveis a quebras.

E mesmo quem abre mão da praia e fica na cidade durante a temporada quente também sofre com os efeitos da poluição, do acúmulo de suor e dos raios UV. Por isso é importante manter uma rotina de cuidados com o cabelo que ajude a proteger as mechas e recuperá-las ao longo do tempo.

Como cuidar dos cabelos no verão?

Algumas perguntas se tornam mais frequentes durante o verão, como, por exemplo, “o que faço para manter os cabelos hidratados no verão?” ou ainda “o que usar para proteger o cabelo do cloro da piscina?”. A seguir vamos dar as respostas para essas e outras questões sobre cuidados com os cabelos nessa época do ano!

Proteção UV

O primeiro passo para conquistar cabelos saudáveis no verão é dando mais proteção aos fios, por isso a compra de produtos específicos para serem usados sob o sol é um fator importante.

Os raios solares causam tantos danos à pele quanto aos cabelos. Portanto os leave-ins e máscaras com fator de proteção contra os raios UV, como o leave-in Kérastase Soleil Creme UV Sublime, devem ser seus companheiros inseparáveis, assim como o filtro solar.

 Ah, e lembre-se de reaplicar o produto ao longo do dia! A cada mergulho, ele vai saindo um pouco. Acessórios como lenços, chapéus e bonés também ajudam a proteger os fios, então tente usar sempre que for se expor ao sol por períodos prolongados.

Hidratação redobrada

O calor, a água salgada e o excesso de suor são alguns dos maiores ladrões de água dos fios. Por isso, para quem quer saber como cuidar do cabelo no verão, uma das principais respostas é turbinar o cuidado com a hidratação nas semanas de calor intenso.

Nesse período, prefira lavar o cabelo com shampoo e uma máscara hidratante para repor a umidade que foi perdida. Pense que quando o fio está hidratado, fica menos suscetível ao frizz e, consequentemente, mais bonito.

Usar máscaras sem enxágue que protegem a cor é excepcionalmente importante para loiras, pois elas evitam que o cabelo fique esverdeado. E, para evitar que os fios fiquem amarelados devido à maior incidência solar, o uso de shampoo roxo e produtos matizantes, como o creme matizador L’Oréal Professionnel Color Corrector Blondes e a máscara Kérastase Blond Absolu Ultra-Violet, é o mais recomendado.

Nutrição e reconstrução também são importantes

Além da hidratação, outros cuidados com os cabelos no verão importantes para manter a saúde dos fios são a nutrição e a reconstrução. A nutrição repõe os lipídios e devolve a maciez aos fios. Ela é feita com óleos, como o óleo de tratamento Redken All Soft Argan 6, o óleo de coco ou até mesmo o azeite de oliva.

Já a reconstrução repõe a proteína do cabelo, o que é essencial para repor a massa perdida com a exposição ao sol. Para fazer a reconstrução, use produtos com queratina, colágeno e aminoácidos na composição, como a máscara para cabelos danificados Luxe Oil Keratin da System Professionals ou a máscara hidratante Keratin Smooth da Keune.

Escolha bem o shampoo

Escolher bem e investir em produtos bons é também uma forma de como cuidar do cabelo. No verão, então, isso é indispensável! Como dissemos no tópico sobre hidratação, um dos cuidados com o cabelo nessa época do ano é usar um shampoo hidratante.

Os shampoos que hidratam, nutrem e reparam fazem mais do que limpar, eles também tratam os cabelos. Por isso, opte sempre que possível por essas opções.

Há quem recomende o uso de shampoo anti-resíduos como forma de manter os cabelos saudáveis no verão, pois ele limpa mais profundamente e vai eliminar todo o sal ou cloro acumulados. Porém, se optar por este produto, use-o no máximo uma vez por semana e sempre hidrate os fios depois do uso.

Ah! Evite também produtos com ingredientes nocivos, como parabenos, petrolatos e sulfatos. Outra boa dica é evitar usar água quente na hora de lavar o cabelo. A água quente pode sensibilizar o couro cabeludo e afetar ainda mais os fios, que já sofrem muito nessa estação.

Atenção ao uso do secador

Usar o secador de cabelo em altas temperaturas é uma péssima ideia nos dias quentes. O excesso de calor retira muita água dos fios, deixando o aspecto ressecado.

A melhor opção é deixar o cabelo secar naturalmente, mas, se for inevitável usar o secador, prefira as temperaturas mais baixas. Ah, e opte também sempre por usar um protetor térmico para garantir o máximo de proteção para os seus fios!

Cuidados na praia e na piscina

Alguns cuidados com o cabelo extras podem ajudar a protegê-los na praia e na piscina:

  • Molhar os cabelos com água doce antes de mergulhar no mar ou na piscina evita a absorção do cloro e do sal, reduzindo os danos aos fios;
  • Retirar também a água do mar ou da piscina com água doce após mergulhar, assim você minimiza os danos sobre os cabelos.

Agora chegou a hora de você colocar todas essas dicas de cuidados com o cabelo no verão em prática! E, se precisar reforçar a sua seleção de produtos para cabelo, visite o nosso site.

Compartilhar