Cut Crease: conheça e aprenda a fazer em 5 passos

O cut crease já é um clássico, um queridinho! E nós sabemos que o sonho de muita gente é aprender a fazer essa técnica que deixa a make super diferente e cheia de personalidade.

Como a nossa missão é te ajudar a criar o look perfeito com facilidade, elaboramos um passo a passo super detalhado! Confira e aplique os nossos ensinamentos para fazer o cut crease sem mistério.

O que é a técnica cut crease?

Caso você ainda não conheça e não saiba o que é a técnica cut crease, ela consiste, basicamente, em deixar o côncavo dos olhos bem marcados, colorir a pálpebra móvel com uma sombra mais clara e esfumar as extremidades.

Para entender o que é a técnica cut crease, é necessário conhecer as partes do olho. O côncavo é a parte pontilhada, a pálpebra móvel é a parte abaixo dele e a pálpebra fixa é a de cima.

Essa técnica é especialmente vantajosa para quem tem as pálpebras “gordinhas” ou que querem criar uma profundidade maior nos olhos. Pessoas orientais ou de ascendência indígena, que costumam ter olhos menores e com pouca profundidade, podem gostar bastante do efeito criado pelo cut crease.

Tipos de cut crease

Existem três tipos de cut crease: cut crease aberto, cut crease fechado e semi cut crease.

O que é cut crease aberto?

O cut crease aberto é aquele no qual a linha do côncavo fica “aberta”, não fechando um arco no canto externo do olho.

O que é cut crease fechado?

Como você deve imaginar, o cut crease fechado é o “clássico”, aquele no qual a marcação do côncavo se fecha no canto externo do olho.

E o que é semi cut crease?

Agora que você já sabe o que é cut crease aberto e fechado, deve estar se perguntando o que é o semi cut crease, certo? No semi cut crease, a marcação do côncavo fecha antes do canto externo, normalmente no meio da pálpebra móvel.

aprenda a criar cuto crease

O que usar para fazer o cut crease?

Seja para fazer cut crease aberto, semi cut crease ou cut crease fechado, alguns materiais e ferramentas são indispensáveis. Entre eles estão:

Para criar essa maquiagem, é de extrema importância ter um corretivo ou primer de sombras. Esse produto vai ser usado para preparar a pálpebra e, depois, para marcar o côncavo.

Fitas adesivas, colheres e até tampinhas de garrafa de refrigerante são indicadas como “hacks” em algumas listas do que usar para fazer o cut crease e podem ser úteis para quem está aprendendo. Uma vez que você aprender a técnica, eles podem ser dispensados.

Delineadores coloridos e pigmentos brilhantes personalizam o look e ajudam a fazer variações na maquiagem. Conforme você for pegando o jeito, já vai poder começar a ousar mais e a pôr em prática como fazer cut crease com glitter e outros jeitos super criativos.

Como fazer cut crease em 5 passos

Nossa principal recomendação, seja para quem já está em um nível mais avançado e quer saber como fazer cut crease com glitter ou para quem está começando agora, é que você faça primeiro a maquiagem dos olhos antes de preparar a pele. Isso evita que você precise limpar a área embaixo dos olhos, o que pode estragar a pele caso ela já esteja feita.

Agora vamos ao passo a passo de como fazer cut crease!

1. Prepare a pálpebra

Comece preparando a pálpebra dos olhos com um corretivo ou primer de olhos.

2. Encontrando o côncavo

Em seguida, o passo mais importante: encontrar a exata localização do côncavo. O côncavo dos olhos é aquele espaço logo abaixo do osso da sobrancelha. Você pode descobrir a sua exata extensão tateando com os dedos ou ainda como a nossa expert indica no vídeo.

O cut crease, seja um cut crease fechado, aberto ou semi, vai marcar o formato desse espaço.

3. Marcando o côncavo

Com um pincel de cerdas rígidas, aplique a sombra mais escura no côncavo dos olhos, marcando exatamente o local onde a pálpebra móvel se encontra com o osso da sobrancelha. Se preferir, pode usar um lápis de olhos para fazer essa marcação antes de passar a sombra.

Em seguida, esfume a sombra para cima fazendo movimentos circulares. Mas cuidado! O objetivo do cut crease é deixar o côncavo bem marcado, por isso é necessário não esfumar demais.

4. Destacando o cut crease

Use o corretivo ou o primer de sombras para “carimbar” a linha do côncavo e preencha toda a pálpebra móvel. Em seguida, aplique a sombra clara nessa área. Você pode esfumar ligeiramente as duas cores, mas a ideia é que o traço no côncavo continue bem marcado, fazendo a divisão entre um tom e outro.

E, para saber como fazer cut crease com glitter, você pode usar uma cola fixadora e aplicar o glitter com um pincel chanfrado. Ou, caso prefira, pode usar também um delineador com glitter na linha do côncavo.

E, se quiser dar ainda mais brilho, pode também usar uma sombra com glitter ou mesmo um glitter na pálpebra móvel após aplicar o corretivo. Essa opção é perfeita para fazer uma maquiagem para noite de arrasar!

5. Finalize com um delineado

Por fim, faça um delineado gatinho e use uma máscara de cílios. Se quiser uma dose extra de brilho, aplique pigmentos delicadamente sobre a área da sombra mais clara.

Agora que você já conhece os principais passos para criar seu cut crease, que tal compartilhar os resultados com a gente? Poste o seu look e marque o perfil da Sephora no Instagram!

Compartilhar