Protetor Solar: descubra qual o mais adequado para a sua pele

A saúde da pele depende de inúmeros fatores. Ter uma rotina de skincare, bem como consultas regulares ao dermatologista são fundamentais. Só que nada disso funciona plenamente se você continua se expondo aos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Incluir o uso de um bom protetor solar é uma das principais medidas para garantir a eficácia da sua rotina de beleza.

Os raios solares penetram nas camadas profundas da derme e causam danos irreversíveis. Seu efeito é cumulativo, ou seja, quanto mais você se expuser ao sol sem nenhuma proteção, maiores serão os danos às células. O resultado a gente já conhece: o surgimento de manchas, sardas, envelhecimento precoce, rugas e até mesmo câncer de pele.

Como resultado, é fundamental que você escolha um protetor solar adequado para o seu tipo de pele e passe a usá-lo todos os dias. Não apenas em dias de sol, como também em dias nublados ou mesmo no inverno. Não é porque você nunca sofreu com uma queimadura solar na vida que não precisa se proteger diariamente!

Descubra seu fototipo e escolha o melhor protetor solar

As características gerais da sua pele influenciam, e muito, na escolha pelo melhor protetor solar. Primeiramente, você deve observar a classificação fototípica da sua cor de pele. São seis gradações que consideram a forma como a derme reage à exposição aos raios solares.

Nesse sentido, quanto mais sensível for a sua pele, maior deve ser o FPS ou Fator de Proteção Solar do seu protetor. São elas:

Fototipo 1 

Peles brancas ou muito brancas, que nunca ficam bronzeadas e sempre sofrem queimaduras com a exposição solar. O FPS para este tipo de pele deve ser sempre maior do que 50.

A marca brasileira Árago de dermocosméticos tem uma base tonalizante perfeita para quem tem esse tipo de pele. O BB Stick Hidracolors tem FPS 65, protetor solar com toque seco e alta proteção UVA+UVB.

Se você prefere ainda mais proteção, pode optar pelo BB Cream Antienvelhecimento da Dermage. Ele tem FPS 80 e foi desenvolvido especialmente para a pele brasileira. Além disso, tem ação anti envelhecimento, efeito primer e disfarce imediato das imperfeições.

Fototipo 2

Peles brancas que sempre sofrem queimaduras com a exposição ao sol, mas também conseguem se bronzear um pouco. Como também são sensíveis aos raios UVA e UVB, devem ter um fator de proteção alto. Dessa forma, quem tem esse tipo de pele deve usar FPS 50 nos primeiros dias de exposição solar.

Uma ótima opção é o protetor solar facial Expert Sun Protection Cream da Shiseido. A marca, que é especialista em proteção, tem duas versões desse produto: um creme para o rosto e uma loção que serve tanto para o rosto quanto para o corpo.

Depois que sua pele já estiver bronzeada, você pode diminuir a proteção para o FPS 30.

Fototipo 3

Peles brancas a morenas claras que apresentam graus moderados tanto de queimaduras quanto de bronzeamento. Elas são um pouco menos sensíveis ao sol, mas também merecem cuidados intensos. O FPS 30 ou 40 é ideal para elas.

Uma boa opção para esse fototipo é o protetor solar para o rosto Photoage Wet da Dermage. Ele tem FPS 40 com alta resistência à água e ao suor e ampla proteção aos raios UVA e UVB.

Sua embalagem em aerossol torna mais fácil a aplicação. Isso faz com que ele seja ideal para o dia-a-dia e para as áreas de difícil acesso.

Fototipo 4

Peles morenas claras a morenas que sempre ficam bronzeadas, mas também podem sofrer com queimaduras em situações de exposição intensa ao sol. Comece usando o FPS 30 e, quando a pele estiver mais pigmentada, baixe para o FPS 20.

Conhecido como B.B.B.B., o Blemish Blur 2.0 Bálsamo Biomimético da Quintal, se adapta a qualquer textura de pele.

Esse produto protege da radiação solar, da luz artificial e da poluição. Feito com óleo de Pracaxi, que é uma planta de origem Amazônica, promove hidratação e aumenta a densidade da rede de fibras de colágeno da pele.

Fototipo 5

Peles morenas e morenas escuras que sempre bronzeiam com a exposição solar e raramente sofrem queimaduras. Este fototipo é menos sensível, mas ainda assim precisa de cuidados com a pele para evitar as raras ocasiões em que apresenta queimaduras e o câncer de pele.

Seu FPS ideal pode variar de 20 a 15. Nunca menos do que isso. O BB Cream Base Dermo Expertise da L’Oréal Paris hidrata, suaviza imperfeições, uniformiza, ilumina e tem ação anti-brilho.

Com FPS 20, ele é livre de óleos e enriquecido com pigmentos minerais, minimizando a aparência dos poros de forma eficaz, corrigindo imediatamente as imperfeições da pele.

Fototipo 6

Pele negra, que não apresenta sensibilidade à ação dos raios solares por ser totalmente pigmentada. Não sofre queimaduras, mas pode apresentar câncer de pele se não houver a proteção adequada. Use FPS 15 diariamente.

O protetor solar Spray Gel da Australian Gold tem FPS 15.

Além de hidratar e bronzear a pele, ele tem ingredientes calmantes e fragrância de coco, baunilha e laranja, deixando sua pele macia e perfumada.

Escolha o protetor solar de acordo com seu tipo de pele

Além da classificação dos fototipos, o grau de oleosidade da sua pele também influencia a escolha do protetor solar ideal.

Quem tem a pele seca e extra-seca deve optar por produtos que tenham um veículo hidratante. Pode ser uma loção ou óleo com essas propriedades.

Já as donas de pele mista e oleosa devem escolher um protetor solar que tenha base aquosa ou em gel.

O protetor solar para pele oleosa BB Cream Anti-Blemish Solutions da Clinique é especial para peles acneicas e tem proteção FPS 40. Sua cobertura moderada, tem controle de oleosidade em uma fórmula ultraleve.

Protetor solar para corpo x protetor solar para rosto

Por fim, a área de aplicação do protetor solar também faz diferença, de modo que os produtos aplicados no rosto devem ser diferentes dos aplicados no corpo.

Embora o fator de proteção solar seja o mesmo, é interessante usar protetores com características diferentes para o rosto. Algumas marcas trazem ativos como vitamina C e E, antioxidantes e anti-idade nas versões faciais dos seus produtos.

A Embryolisse, por exemplo, tem o BB Cream Veu Iluminador da Pele. Ele é um tratamento completo: FPS 20, hidratante, anti-rugas e atenuante de marcas de expressão.

Ele ilumina a pele, reduz poros e rugas, camuflando as imperfeições com seu pó mineral matificante que reflete a luz. Além disso, tem ácido hialurônico, que deixa a pele renovada e lisa.

Descubra toda a variedade de produtos para o sol em uma das lojas da Sephora ou pelo site da Sephora. Além disso, aqui no blog você sempre encontra as dicas mais quentes!

Compartilhar