Fragrância perfeita: entenda tudo sobre perfumes e saiba escolher

Não importa se você está procurando o perfume da sua vida, aquele que vai se tornar sua assinatura, ou se você prefere a ideia de formar uma coleção e ter um para cada ocasião, de qualquer maneira é importante que você entenda o que é e como é formada uma fragrância.

Conhecendo melhor as fragrâncias de perfumes vai ficar muito mais fácil encontrar a opção — ou opções — perfeita para você!

O que é uma fragrância?

Vamos começar do início, da pergunta primordial: o que é uma fragrância? Você saberia responder essa que à primeira vista parece ser uma questão simples? Nós te ajudamos!

Fragrâncias, que popularmente são mais conhecidas como perfumes, são produtos feitos a partir de óleos e essências naturais ou sintéticas que são misturadas a álcool e água. É assim que nascem esses itens essenciais nas nossas vidas.

O que são notas olfativas?

Com certeza você já ouviu esse termo por aí: notas olfativas (ou ainda notas de perfumes). Para “explicar” uma fragrância, é realmente essencial falar sobre as notas e sobre a pirâmide e a família olfativa, mas, para quem não conhece tanto sobre esse universo, toda essa conversa pode mais confundir do que esclarecer.

As notas olfativas são as responsáveis pelas mudanças no aroma da fragrância ao longo das horas. É isso o que explica o fato de um perfume, por exemplo, ter cheiro de pipoca ao ser aplicado e, depois de algumas horas, exalar um aroma de baunilha. Em ordem de duração, elas podem ser de saída ou de cabeça, de coração ou de corpo e de fundo ou de base. Mas falaremos mais sobre isso a seguir!

Quais são as notas de perfumes?

A classificação das notas de perfumes é feita de acordo com a ordem que elas evaporam e “aparecem”. Existem três classificações de notas olfativas:

Notas de saída ou notas de cabeça

São as primeiras a serem sentidas e também as mais voláteis, durando apenas alguns minutos (em média, de 5 a 10) na pele. As notas de saída ou de cabeça são as responsáveis pela primeira impressão da fragrância e costumam ser leves e frescas.

Notas de coração ou notas de corpo

Evaporam mais lentamente e dão personalidade ao perfume. As notas de coração ou de corpo exalam quando as fragrâncias de perfumes começam a ser absorvidas pela, podendo durar de 2 a 6 horas. Elas são, geralmente, florais e frutais.

Notas de fundo ou notas de base

É a parte que mais fixa na pele e, por isso, a que mais dura (até 8 horas). As notas de fundo ou de base dão peso e calor à fragrância. Em geral, são amadeiradas, especiadas ou resinadas.

O que é uma família olfativa? E pirâmide olfativa?

Com a explicação do que são notas olfativas finalizada, vamos a outras dúvidas muito comuns: o que é uma família olfativa? E uma pirâmide olfativa?

A pirâmide olfativa é composta pelas notas olfativas e classifica o tempo de evaporação dos compostos da fragrância. É uma forma de explicar a “composição” do perfume.

a família olfativa é definida pelas notas mais dominantes. Por exemplo, se um perfume tem notas florais muito marcantes, ele muito possivelmente vai fazer parte da família olfativa das fragrâncias de perfumes florais.

É possível que uma fragrância pertença a mais de uma família olfativa, como floral oriental, floral frutal ou oriental fresco. Nesses casos, a primeira família é sempre a principal, a que mais se destaca, e as demais são complementares.

Quais são as famílias olfativas dos perfumes?

Algumas das principais famílias olfativas são a floral, a frutal, a cítrica, a amadeirada, a oriental, a aromática e a chipre.

Floral

Como o nome já fiz, essa família olfativa é marcada pelo aroma de flores  — ou seja, as fragrâncias que fazem parte dela são presentes tão bons quanto buquês! Os perfumes florais são considerados românticos, alegres e têm um toque de elegância e sutileza.

Na família floral é mais comum encontrar fragrâncias femininas, mas há também opções masculinas. Os perfumes masculinos florais são modernas e ousados.

Algumas das notas olfativas mais comuns na família floral são: lavanda, gardênia, rosa, cravo, lírio, orquídea, peônia, jasmim, dentre outras. E esses são algumas fragrâncias que fazem parte dessa família:

Frutal

O nome dessa família olfativa já entrega também: nela, o aroma de frutas reina. Esta família é majoritariamente feminina também e algumas de suas notas mais comuns são: lichia, romã, amora, morango, ameixa e framboesa.

Essas são algumas fragrâncias frutais:

Cítrica

A família olfativa cítrica vem de itens mais “ácidos”. As fragrâncias desta família são refrescantes e leves e, por isso, combinam com climas quentes e podem ser usadas em qualquer ocasião. Nessa família é comum encontrar perfumes unissex.

Algumas das notas mais encontradas nas fragrâncias cítricas são: limão taiti, limão siciliano, bergamota e laranja. Essas são algumas opções de perfumes dessa família:

Amadeirada

Os perfumes amadeirados podem ser frescos ou intensos e, como o nome já diz, eles têm um aroma marcante que remete à madeira. Tradicionais e elegantes, as fragrâncias desta família são, em sua maioria, masculinas.

Algumas das notas mais comuns na família olfativa amadeirada são: cedro, musgo, pinho, eucalipto, cipreste e bambu. E esses são alguns perfumes amadeirados:

Oriental

A família olfativa oriental é considerada quente e exótica, repleto de notas de especiarias. Recomendadas para pessoas sedutoras e que gostam de marcar presença, as fragrâncias desta família são intensas e provocantes e transmitem exuberância com ar de mistério.

Canela, cravo, almíscar, âmbar, incenso, noz moscada e anis são algumas das notas mais comuns da família oriental. E essas são algumas fragrâncias orientais:

Aromática

A família olfativa aromática é marcada por um mix de flores e ervas. Moderna, sofisticada e com um toque de sedução, essa família é predominantemente masculina. Com notas de alecrim, hortelã, erva doce, manjericão, dentre outros, as fragrâncias aromáticas são consideradas vibrantes, frescas e atemporais.

Esses são alguns perfumes aromáticos:

Chipre

A família olfativa chipre é caracterizada por uma harmonia entre o cítrico o amadeirado. As fragrâncias chipres são consideradas marcantes, poderosas e elegantes, ideais para a noite ou ocasiões especiais.

Algumas notas comuns na família chipre são musgo de carvalho, patchouli e laranja cravo. E essas são algumas opções de perfumes dessa família:

Tipos de perfume por concentração

Agora que você já sabe tudo sobre notas, pirâmide e famílias olfativas, vamos à última informação essencial para você entender o que é uma fragrância. Você sabia que as fragrâncias são classificadas de acordo com sua concentração de essência?

Essa divisão é feita da seguinte maneira:

Perfume 

Perfumes são fragrâncias com concentração entre 20% e 40%. É o mais concentrado e tem fixação maior, mas seu valor é mais elevado. A duração média de um perfume é de 12 horas, podendo ser maior.

Eau de Parfum

O Eau de Parfum ou Água de Perfume tem concentração de 11% a 15%. Sua duração média é de 6 a 8 horas.

Eau de Toilette

O Eau de Toilette ou Água de Banho tem um índice de concentração de 6% a 10%. Seu máximo de fixação é de 6 horas.

Eau de Cologne

O Eau de Cologne ou Água de Colônia tem concentração de 3% a 5%. Sua duração em média é de 2 horas.

Splash

Splashes têm concentração de menos de 1% e duram menos de 2 horas na pele.

Mais dicas para escolher sua fragrância

O clima e o ambiente são questões relevantes também para a escolha de uma fragrância. Por exemplo, no verão os perfumes mais frescos e leves, como alguns florais e a maioria dos cítricos, são os que mais combinam. Se você tiver um perfume assinatura mais encorpado, pode usá-lo em qualquer estação, mas no verão você pode sentindo ele mais pesado.

No inverno, por outro lado, as fragrâncias mais intensas e marcantes são super bem-vindas. Isso quer dizer que os perfumes mais refrescantes não podem ser usados? Eles podem sim ser usados, mas vão parecer ainda mais leves.

À noite e em baladas, os orientais e chipres caem super bem! Se no escritório e no dia a dia eles podem ser considerados enjoativos por alguns, nessas ocasiões eles encaixam perfeitamente. Já em ambientes abertos, como parques, os cítricos super combinam.

Com tantas dicas, você já está mais do que preparado para encontrar sua fragrância ideal! Que tal colocar esses novos conhecimentos em prática? Confira toda a variedade de perfumes disponível no site da Sephora!

Compartilhar