Guia essencial de Cuidados com a Pele: primeiros passos para cada fase da vida

Não importa a sua idade ou as necessidades da sua pele, todas nós nos beneficiamos quando seguimos uma rotina de cuidados com a pele. Os cuidados básicos recomendados, de maneira geral, são limpeza, tonificação, hidratação e proteção contra raios solares. Dependendo da idade, porém, essas etapas devem ser adaptadas e podem também haver acréscimos.

Ao manter a disciplina com esses cuidados diários com a pele, conseguimos retardar o surgimento dos sinais de envelhecimento, controlar problemas como oleosidade excessiva, acne e manchas e manter o viço e a elasticidade da pele.

Com tantos benefícios, como não querer adotar cuidados com a pele do rosto, não é mesmo? E, para ajudar quem está começando a se interessar por esse assunto, reunimos aqui dicas essenciais para ter a pele bem cuidada em todas as fases da sua vida.

Antes dos 20: cuidados com a pele como prevenção

É comum que na adolescência nós comecemos a nos preocupar mais com a aparência. Nessa época, os hormônios trazem mudanças e agem também na pele, podendo trazer um aumento de oleosidade, surgimento de espinhas e vermelhidão.

Por isso, os primeiros passos na rotina de cuidados com a pele podem ser dados mesmo antes dos 20 anos. Até porque, além de ajudar a minimizar esses problemas que citamos, nessa fase da vida já podemos começar a prevenir o surgimento de marcas de expressão e manchas (é neste período que a maior parte das manchas de sol, que vão aparecer só lá depois dos 40, começa a se formar nas camadas mais profundas da pele).

Como deve ser a rotina de cuidados com a pele antes dos 20 anos?

Quando falamos sobre quais os cuidados diários com a pele do rosto para pessoas com menos de 20 anos, o ideal é:

  1. Lavar o rosto pela manhã, antes de sair de casa, e à noite, antes de dormir, com um sabonete facial anti-oleosidade, anti-acne ou específico para o seu tipo de pele;
  2. Uma vez ao dia, usar um tônico facial para retirar as impurezas mais difíceis e os resíduos dos produtos que passou na pele;
  3. Aplique um hidratante facial pelo menos uma vez ao dia, antes do protetor solar e sempre que sentir a pele muito ressecada, para evitar o efeito rebote — e, se estivermos pensando em cuidados com a pele oleosa, as melhores opções são as oil free;
  4. Pelo menos trinta minutos antes de sair de casa, aplicar um protetor solar ou BB Cream (e leve com você para reaplicar depois de algumas horas!).
veja como combater a oleosidade da pele

Para tratar mais especificamente da acne, você pode também acrescentar ao seu kit de cuidados com a pele produtos com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla. É também importante consultar um dermatologista para evitar efeito rebote, manchas e outros problemas que podem acontecer a partir de tratamentos errados.

Dos 20 aos 30: cuidados com a pele se intensificam 

Nesta fase da vida, a pele parece ter encontrado certo equilíbrio. Mesmo assim, os cuidados com a pele do rosto continuam e, na verdade, se tornam ainda mais importantes.

Por que investir em cuidados com a pele entre os 20 e os 30?

Entre os 20 e os 30 anos, a pele tem firmeza e viço e isso pode levar as pessoas a pensarem que os cuidados com a pele são dispensáveis nessa época. Na realidade, isso só quer dizer que você não precisa ainda investir em produtos tão potentes para garantir a saúde da sua pele.

A faixa etária dos 20 aos 30 é perfeita para começar a prevenir os sinais do envelhecimento, por isso é tão importante criar e seguir uma rotina de cuidados com a pele nesse momento da vida.

E, se você usa maquiagem com muita frequência, é importantíssimo criar uma disciplina para retirar os produtos da pele todos os dias. Esta etapa é fundamental para manter a jovialidade da pele.

Então, se você fica se perguntando quais produtos usar na pele do rosto, o ideal é apostar nos preventivos, com vitamina C e propriedades antioxidantes, que prolongam a saúde das células e adiam as primeiras linhas de expressão.

Atenção à região dos olhos

Lá pelos 25 anos, você pode começar a perceber pequenas linhas na região dos olhos, que é a primeira a manifestar os sinais do envelhecimento. Por isso, vale a pena potencializar o tratamento da área com produtos específicos para a região dos olhos e para as necessidades que o seu dermatologista identificar.

A Sephora possui linhas de tratamento específicos para diversos problemas que podem acometer a região dos olhos: anti-olheiras, anti-idade e revitalizantes estão entre os principais.

Aos 30: cuidados com a pele contra rugas e manchas

Na terceira década da sua vida, as células da pele começam a perder a capacidade de renovação, produção de colágeno e de melanina. Com isso, pequenas rugas e problemas de pigmentação podem surgir.

Com uma rotina de cuidados diários com a pele, você pode adiar ou até mesmo evitar esses problemas por mais de uma década. Para isso, é necessário turbinar seu ritual de cuidados com produtos de tratamento anti-idade.

Invista na proteção solar

A proteção solar tem importância estratégica nesta fase da vida, ela não só evita a formação de sardas e melasma, como também impede a degradação do colágeno, proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Escolha um protetor com propriedades que beneficiem o seu tipo de pele:

  • Hidratante para peles ressecadas;
  • Oil free para quem busca cuidados com a pele oleosa;
  • Clareadores para quem sofre com as manchas.

Esfolie pelo menos uma vez por semana

Você também pode incluir esfoliações semanais na sua rotina de cuidados com a pele do rosto. Isso ajuda a retirar as camadas de células mortas, que demoram mais para ser eliminadas pelo corpo a partir dos 30 anos. Assim, você começará a perceber a pele mais viçosa e com brilho natural.

Quais produtos usar na pele do rosto aos 30 anos?

O indicado é que você inclua na sua rotina um creme anti-idade com ácido hialurônico ou retinol para retardar a formação de rugas, que começam a ficar visíveis. Aposte em hidratantes com esses ingredientes para potencializar os cuidados diários.

Aos 40: cuidados com a pele para adiar problemas

Quando chegamos à faixa dos 40 anos, percebemos a intensificação do que começou a aparecer nos anos anteriores. Nesta idade, as manchas, rugas e linhas de expressão se aprofundam e começamos a perceber a perda de volume nos lábios e maçãs do rosto, além de notar mudanças nos contornos da face, sobretudo do maxilar, por causa da flacidez da pele.

Mudanças nos produtos de cuidados com a pele

O kit de cuidados com a pele básico, que contém sabonete facial, tônico, hidratante e protetor solar, deve ser substituído por versões com propriedades anti-age ou anti-envelhecimento, anti-idade, e alguns tratamentos se tornam indispensáveis. Isso porque após os 40 os efeitos dos tratamentos se tornam muito mais visíveis e fazem uma diferença incrível na pele e na aparência.

Investir em cremes preenchedores e que potencializam a produção de elastina e colágeno ajuda a manter a firmeza do rosto e é um dos cuidados diários com a pele básicos para essa faixa etária.

Também é interessante começar a usar produtos clareadores, mesmo que não apresente muitas manchas visíveis, assim você previne o aparecimento das sardas e melasmas que estão em camadas mais profundas da pele.

A partir dos 50: cuidados com a pele para se manter linda

Por volta dos 50 anos, ocorre a menopausa. Além de várias outras consequências, essa alteração hormonal pode deixar a pele mais flácida, ressecada e frágil. É também nessa fase da vida que a pele começa a mostrar mais o que anos de exposição ao sol, à poluição e aos maus hábitos causaram.

Proteção solar extra

Como consequência do que já dissemos, um dos cuidados com a pele aos 50 anos é o investimento em produtos de proteção solar com alta proteção UVA e UVB e com componentes antioxidantes.

Hidratação redobrada

Como a pele vai perdendo a hidratação natural com o tempo e aos 50 ela pode se tornar ainda mais ressecada e frágil, é essencial que os produtos anti-idade do seu kit de cuidados com a pele sejam hidratantes e nutritivos.

aprenda a tratar e prevenir rugas e flacidez

É essencial também que o hidratante para cuidados com a pele a partir dos 50 anos tenha ativos antioxidantes, clareadores, tensores e que atendam a essas necessidades típicas das peles maduras.

Tratamentos e mais tratamentos

Uma boa dica para quem quer saber como cuidar da pele a partir dos 50 anos é investir em produtos com ácidos, pois eles promovem a renovação das células, deixando a pele mais bonita. É importante que esses produtos sejam aprovados ou até mesmo recomendados por seu dermatologista, para garantir que não haverá efeitos negativos a partir de seu uso.

Outra boa recomendação para mulheres de pele madura são os tratamentos noturnos. Durante o sono, as células da pele se regeneram e absorvem os produtos mais intensamente.

Gostou das dicas? Então leia também nosso texto sobre rotina de skincare comece a explorar os produtos de cuidados com a pele disponíveis na Sephora!

Compartilhar