Maquiagem para o Dia a Dia: 4 passos para ficar linda todo dia

Seja por hábito ou para ficar linda para si mesma naqueles dias que a autoestima pede, a maquiagem para o dia a dia é uma companheira e tanto para o cotidiano. E com ela você fica pronta para sair e ir ao trabalho, à faculdade ou mesmo a um barzinho com os amigos ou ainda para ficar em casa, seja em home office ou mesmo só curtindo um dia de descanso!

Diferentemente de uma maquiagem para noite ou de uma maquiagem para festa, a maquiagem para o dia a dia é mais leve, natural. O objetivo é, basicamente, disfarçar aqueles detalhezinhos que te incomodam, realçar o que você mais gosta e dar uma carinha de saúde, uma corzinha.

Com tudo isso em mente, fizemos um passo a passo especial para você que está querendo descobrir como se maquiar para o dia a dia. Confira e teste!

Maquiagem passo a passo para o dia a dia

O “manual” de maquiagem passo a passo para o dia a dia que fizemos é um guia básico com várias dicas que você pode ir adaptando.

Ou seja, em um dia de mais pressa, você pode escolher pular alguns passos ou mesmo adaptá-los. E, se for fazer uma make para dia a dia para um evento mais importante, pode também dar uma ajustada.

1. Preparando a pele

Antes da gente falar sobre os produtos de maquiagem para pele, você teria um minutinho para ouvir sobre a palavra do skincare? Sim, este é um post sobre como fazer uma maquiagem para o dia a dia, mas nossa primeira dica vem antes de qualquer coisa, até do primer e da base.

Com uma rotina de skincare, sua pele vai ficar bem cuidada e naturalmente linda. Dessa forma, pode ser que você sinta até mesmo menos necessidade de usar muitos produtos na make para dia a dia.
E, por falar nesses produtos, há quem não viva sem um corretivo e uma base, mas há também quem prefira não usar esses produtos diariamente. Por isso, nossa dica para uma maquiagem básica para o dia a dia é usar corretivo apenas nas imperfeições, como olheiras, acne e manchinhas.

Para a base, pode ser um produto de leve a média cobertura, de preferência com proteção solar, ou um BB Cream. Isso quer dizer que na make para dia não tem espaço para bases de alta cobertura? Não necessariamente.

Se você tiver um super evento ou mesmo se preferir usar bases com mais cobertura, faça como preferir. E a mesma dica serve para quem quer uma maquiagem simples para o dia a dia: caso goste da sua pele sem base, pode também.

Ah, e se você ficou se perguntando sobre o primer, o mesmo princípio se aplica. Se você for passar o dia em um lugar sem ar condicionado ou se for caminhar muito, por exemplo, ele vai ajudar a fazer a make durar o dia todo. Caso contrário, fica a seu critério.

A verdade é que a resposta para a pergunta “qual a maneira correta de se maquiar?” é: depende. Depende do momento, do evento e também das suas preferências, claro.

2. Carinha de saúde

O segundo passo de como fazer uma maquiagem leve e bonita para o dia a dia é dar aquela corzinha, aquela carinha de saúde à make. Com a pele pronta, escolha seu blush preferido, aquele que mais combina com o seu tom de pele, e passe nas maçãs do rosto.

Você pode também usar um lip tint, esse novo queridinho da maquiagem para o dia a dia. Dá para aplicar com os dedos, dando leves batidinhas nas maçãs do rosto para não manchar nem retirar a base.

Se você quiser, pode também fazer um contorno bem levinho, usando tons mais frios e mais próximos do tom da pele. E, tanto com o blush, com o lip tint e o contorno, tenha cuidado para não exagerar! Esfume bem para não ficar muito marcado.

Quanto ao iluminador, a moderação é ainda mais necessária. Ele, assim como o contorno, é opcional e nossa recomendação é que pessoas de pele branca não usem iluminadores dourados e pessoas de pele negra não usem prateado.

Ah, evite também os iluminadores que têm partículas de brilho muito grandes. A maquiagem com glitter não é mais exclusividade do carnaval, mas ainda é mais comum em makes para noite, não tanto na make para dia a dia.

3. Destaque para o olhar

Chegamos à parte mais diversa da maquiagem passo a passo para o dia a dia. Para os olhos, vamos dar algumas opções para você escolher a que mais gostar ou mesmo para variar ao longo dos dias!

Esfumado

O esfumado dá profundidade ao olhar e, para a maquiagem simples para o dia a dia, nossa recomendação é deixar o preto de lado e apostar em uma sombra marrom opaca.

Esta opção é ótima para quem quer saber como se maquiar para o dia a dia. Comece aplicando a sombra nos cantos externos e esfumando por toda a pálpebra móvel.

Você pode também fazer seu esfumado com um lápis de olhos. Assim como a sombra, prefira um marrom. Neste caso, passe o lápis na na linha dos cílios e esfume com um pincel macio.

Sombra nude

A sombra nude é uma boa opção para quem quer saber como fazer uma maquiagem simples e bem feita e também para aqueles dias mais apressados. O look vai ficar mais basiquinho, mas a sombra nude vai dar uma corzinha natural que vai te deixar com um ar de descanso.

Tons terrosos

Se você quiser um pouquinho mais de cor na sua maquiagem para o dia a dia, as apostas mais seguras são os tons terrosos, os rosés e os alaranjados. Porém, também mais esfumado, mais leves, nada muito marcado.

Lápis na linha d’água

O lápis escuro na linha d’água é um “truque” perfeito para dar mais profundidade ao olhar. E, se seus olhos forem pequenos, uma boa dica é usar um lápis branco ou bege na linha d’água para eles parecerem maiores.

Esta dica de maquiagem básica para o dia a dia você pode usar tanto sozinha quanto junto com as outras dicas que já listamos anteriormente!

Delineado gatinho

Assim como a dica do lápis na linha d’água, o delineado gatinho pode ser feito sozinho ou junto com as outras dicas anteriores. E o gatinho pode ser feito com um delineador ou mesmo com lápis.

E, se o ambiente ou compromisso permitirem, você pode ainda aderir à tendência do delineado colorido. Assim a sua maquiagem para o dia a dia ganha um charme a mais!

Canto interno iluminado

Essa dica é ótima para deixar o olhar mais realçado! É só usar uma sombra clara e cintilante ou um iluminador no cantinho interno do olho e pronto. Mas se os seus olhos já são naturalmente afastados, evite este truque. Ele pode dar a impressão que a distância entre eles é maior ainda.

Máscara de cílios

A máscara de cílios deixa o olhar ainda mais bonito e pode deixar seus cílios mais alongados e volumosos. Aplique sempre de baixo para cima e, para uma maquiagem simples para o dia a dia, use entre uma ou duas camadas. A aplicação nos cílios inferiores é opcional.

Sobrancelhas perfeitas

O passo das sobrancelhas no passo a passo de como fazer uma maquiagem para o dia a dia é mais simples. Basta preencher as falhas mantendo o desenho natural! E, para fazer isso, você pode usar uma sombra na cor dos pelos e um pincel chanfrado ou um kit de produtos para sobrancelha.

4. Lábios lindos

Por fim mas não menos importante, vamos ao último passo de como se maquiar para o dia a dia. Nossa principal recomendação é balancear olhos e lábios. Se usar uma sombra nude, fique à vontade para usar um batom mais marcante. Mas, se decidir fazer um super delineado colorido, prefira deixar os lábios mais discretinhos.

Para os lábios, nossas dicas de produtos de maquiagem para o dia a dia são:

Porém, como já dissemos no começo deste texto, tudo depende. Se você trabalha em um ambiente mais descontraído, por que não usar um batonzão vermelho, não é mesmo?

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de maquiagem para o dia a dia. Quando colocá-las em prática, tire uma foto bem linda e marque o Instagram da Sephora. Vamos adorar ver as nossas dicas de como fazer uma maquiagem leve e bonita para o dia a dia aplicadas na prática!

Compartilhar