Maquiagem para Pele Morena: 4 truques para valorizar a sua beleza

Encontrar o tom ideal de maquiagem para pele morena muitas vezes pode ser um desafio. Porém, o mercado tem se mobilizado para suprir as necessidades das peles morenas e negras, fornecendo produtos com tecnologia e tonalidades específicas que valorizem os diversos tons que compõem a sua diversidade.

Mesmo assim, é preciso ter um olhar apurado para escolher as nuances corretas e valorizar seu brilho natural.

Como preparar a pele morena para a make

A pele morena tem tudo para ficar incrível com a maquiagem mas, para obter este resultado, é preciso recorrer a alguns truques específicos que fazem toda a diferença no resultado final da produção.

Passar um bom primer matificante, por exemplo, ajuda as mulheres que se incomodam com o excesso de oleosidade.

A L’Oréal Paris tem o Revitalift Blur Mágico que suaviza rugas e linhas de forma instantânea. Além disso, disfarça poros dilatados e combate o brilho excessivo com seu acabamento matte, deixando a textura da pele mais uniforme

Outra queixa muito comum é a dificuldade para encontrar bases que deixem a cor da pele uniforme e iluminada. Isso acontece porque, muitas vezes, as mulheres morenas e negras possuem mais de um tom de cor em seu rosto.

maquiagem para pele morena

O centro do rosto costuma ser mais claro, sendo que as bordas, o queixo e, principalmente ao redor dos lábios, apresentam um tom mais escuro.

Se você não conhece seu tom e subtom, confira as dicas abaixo:

Tom e subtom

Saber seu tom e subtom de pele é o segredo para uma maquiagem bem feita para as morenas. Confira qual o seu tipo:

Peles com subtom quente

São peles que têm como cor de fundo o avermelhado ou dourado. Dividem-se em:

  • Spike: pele avermelhada que bronzeia pouco. Os olhos normalmente são castanho-escuros ou esverdeados e cabelos podem ser pretos, castanho-escuro ou puxado para o ruivo;
  • Calipso: tom de pele do claro ao médio. Parece estar sempre bronzeada e os olhos vão do castanho-escuro ao marrom-esverdeado. Já os cabelos costumam ser castanho-dourado, ruivo escuro e castanho escuro.

Um exemplo de tom quente, a maquiagem em pele morena arrasa com o batom Ruby Woo da MAC.

Peles com subtom neutro

São peles que combinam pigmentos quentes e frios de forma equilibrada. Dividem-se em:

  • Nilo: pele e cabelos mais claros, em tons de castanho claro ou castanho acinzentado. Os olhos tendem a ser castanhos claros, acinzentados, azuis ou verdes, podendo, sobretudo, fazer com que a ascendência negra passe despercebida;
  • Saara: pele típica de países árabes, com cabelos claros, em tons de loiro escuro, ruivo médio e castanho claro. Os olhos tendem a ser castanhos claros, mel, verdes ou até azuis.

Exemplo de pele neutra valorizada com as sombras Lucid, Euphoric, Cyber Punk e Hacked da paleta de sombras NAKED Ultraviolet da Urban Decay.

Peles com subtom frio

São peles com subtons que vão do verde ao azul. Dividem-se em:

  • Jazz: é a mais comum entre as peles negras, com tons chocolate e subtom verde. Cabelos e olhos normalmente são entre castanho escuro e preto;
  • Blues: tons de café e subtom de azul, é a mais rara entre as tonalidades. Cabelos e olhos são castanhos escuros ou pretos.

Um exemplo de subtom frio, com a cor Unspoken do Velvet Matte Lip Pensil da NARS. Ele tem uma cobertura uniforme, cor intensa e acabamento aveludado e opaco.

Uniformizando a cor com maquiagem para pele morena

O segredo é aplicar o tom mais claro nas regiões de pele mais escura e então passar a base do tom da sua pele nas regiões mais claras. Depois é só esfumar tudo de modo que deixe a pele uniforme.

E falando em base para pele morena e negra, não podíamos deixar de falar da base Pro Filt’r Soft Matte da Fenty Beauty e suas 50 tonalidades.

Ela é líquida e leve como o ar e confere um acabamento sem brilho super suave. Além disso, é oil-free e tem uma tecnologia resistente ao suor e à umidade sem obstruir os poros.

Esse exemplo é da base no tom 490:

Se optar por um corretivo, escolha um do tom exato da sua pele. A Dior tem o corretivo Forever Skin que esconde olheiras, manchas e imperfeições sem se fixar nas linhas faciais.

Por mais que o contorno esteja em alta, na pele morena e negra, pode não funcionar para criar sensação de profundidade.

Dessa forma, as mulheres com esse tipo de pele podem apostar no strobing, que é o efeito contrário do contorno: ao invés de usar tons mais escuros para dar profundidade, utilizar iluminador para realçar os traços do rosto.

O iluminador Cookie da Benefit tem um pó perolado dourado, com um toque acetinado. O iluminado perfeito que realça seus traços.

Mulheres com tom de pele quente podem apostar em iluminadores com efeito bronzer, já quem tem um tom frio ou neutro obtém um efeito super moderno com iluminadores de tom prateado

Colocando cor na maquiagem para pele morena 

As sombras, batons e blushes coloridos têm o poder de mudar completamente a sua maquiagem e deixar o visual deslumbrante em qualquer ocasião.

Mulheres com pele de fundo de cor quente, reforçam a sua beleza com tons avermelhados e alaranjados. O bronze, o rosa queimado, ou terracota, coral, salmão e dourado são ótimos para dar vida ao look. A Boca Rosa tem a paleta de blush #CarinhaDeMetida com três cores que tem tudo a ver: rosa cintilante, rosa queimado e pêssego.

Pele de fundo neutro aceita bem os rosados clarinhos, beges e marrons puxados para rosa e verde. Na maquiagem para pele morena clara, as cores escuras devem ser usadas com cuidado.

O batom líquido matte Cream Lip Stain da Sephora Collection tem diversos tons de batons ultra cremosos para todos os tipos de pele.

Já as mulheres com pele de fundo frio, que puxam para os tons esverdeados e azulados, ficam mais bonitas com tons igualmente frios, como o lilás, vinho, magenta, roxo, azul, verde-claro e tons de bege-claro para realçar as formas do rosto.

A paleta de contorno para olhos da KVD Vegan Beauty, Shade and Lignt tem um conjunto de cores que vai combinar muito com esse tom, principalmente na maquiagem de noite para pele morena.

A maquiagem para pele morena pode ser simples

O importante é que a maquiagem para pele morena seja uma verdadeira aliada da sua autoestima. Dessa forma, esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado a valorizar sua pele!

Quer encontrar os tons certos para valorizar a maquiagem para a pele morena? Vá até uma das nossas lojas físicas ou entre no site da Sephora.E para mais dicas bronzeadas como essa, continue aqui no nosso blog!

Compartilhar