Mascne: como evitar e tratar a acne causada pelo uso de máscaras faciais

Você já ouviu falar sobre a “mascne”? Também conhecida como “maskne”, esse é o nome que foi dado a algo que é novo para muita gente: a acne causada pelo uso de máscaras faciais de proteção.

O uso das máscaras por pessoas comuns se tornou muito mais normal nos últimos meses, isso pela necessidade de nos protegermos e protegermos os outros da disseminação do Covid-19. Porém, com esse uso cotidiano, muitos começaram a perceber espinhas no queixo, nas bochechas e no nariz. Esse é o jeitinho da sua pele dizer que algo não está indo bem.

Porém, não precisa se desesperar! A mascne pode ser algo novo na sua vida, mas nós já sabemos exatamente como evitar e também como tratar esse problema de pele. Confira as dicas a seguir.

Mas o que é mascne?

O termo “mascne” é uma adaptação de “maskne”, que é uma palavra formada pela junção de “mask” (máscara em inglês) e “acne”. Ou seja, mascne é a acne causada pelo uso de máscara facial de proteção.

Caracterizada pela acne no queixo, nas bochechas e no nariz — áreas cobertas pela máscara protetora —, a mascne ou maskne é um tipo de acne mecânica. Ela é causada pelo atrito do tecido com a pele, o que, junto com o ambiente úmido e quente criado pela máscara, pode causar irritação, entupimento de poros, proliferação de bactérias e aumento da oleosidade.

A boa notícia é que, como a mascne não é hormonal, as espinhas costumam ser mais superficiais e aparecem em menores quantidades. Por isso, elas podem ser mais fáceis de tratar.

Como evitar a mascne

Apesar de parecer ser um fenômeno novo, a acne mecânica é algo já conhecido e, por isso, sabemos exatamente o que fazer para evitar.

Mantenha sua pele limpa

Limpeza é a chave para prevenir a mascne. O recomendado é usar um produto de limpeza facial adequado para o seu tipo de pele duas vezes ao dia (pela manhã e pela noite).

O gel de limpeza Clean Skin da Sephora Collection pode ser uma boa opção, pois, além de limpar a pele, também ajuda a acalmá-la graças à presença do extrato de Aloe Vera presente na fórmula.

Lave bem suas máscaras

Outra forma de evitar o aparecimento de acne no queixo, bochechas e nariz é manter suas máscaras sempre limpas. O indicado é lavá-las sempre após o uso e sempre usar máscaras limpas e já completamente secas.

Saiba quais máscaras usar

Outro ponto de atenção em relação às máscaras, além da limpeza, é o material do qual elas são feitas. Tecidos sintéticos devem ser evitados, pois, além da fricção com a pele ser maior, eles não permitem que a pele respire.

Portanto, fuja das máscaras de acetato, acrílico, elastano, lycra, nylon, poliamida, poliéster e viscose. E, quando for escolher as que quer levar para casa, prefira os materiais naturais e macios, como algodão e seda.

Adapte seus cuidados com a pele

Como já dissemos, manter a limpeza da pele é uma das formas de se proteger da mascne. Mas, além da limpeza, é necessário também manter seu ritual de cuidados com a pele, porém com algumas possíveis adaptações.

  • Evite a limpeza em excesso, pois isso pode gerar um efeito rebote e deixar a pele ainda mais sensibilizada;
  • Esfoliação, seja mecânica ou química, também deve ser evitada ou pelo menos ter a frequência diminuída — e, caso você esteja fazendo tratamento, fale sempre com seu dermatologista antes de interromper;
  • Caso veja necessidade, invista em produtos anti acne, principalmente os que tenham ácido salicílico ou peróxido de benzoíla na fórmula;
  • Prefira produtos não comedogênicos e de textura leve como gel ou sérum;
  • Na sua rotina de skincare antes de dormir, aposte em itens hidratantes para reparar a pele;
  • Para pessoas da área da saúde e para quem fica muito tempo de máscara, é essencial hidratar bem a pele antes e depois da jornada de trabalho;
  • Sempre aguarde o hidratante ou protetor solar secar completamente  antes de colocar a máscara (15 minutos para máscaras comuns e 30 para a N95, que é usada por profissionais da saúde);
  • Se possível, substitua o seu protetor solar por um mineral, já que esses produtos têm zinco na composição e esse ingrediente tem propriedades anti-inflamatórias.

Para fazer essas adaptações e manter sua pele perfeita, recomendamos a loção anti-imperfeições Dr. Pimple da Sephora Collection. Sua composição combina ácido salicílico e AHA, ajudando a reduzir a vermelhidão e deixando a pele mais lisa, unificada e purificada.

Outra dica é o protetor solar Photoage Mineral Color FPS 50 da Dermage, que possui uma textura ultrafina, proporciona ampla proteção UVA e UVB e disfarça manchas e imperfeições, como as espinhas no queixo, nas bochechas e no nariz.

Atenção também à maquiagem

É importantíssimo ter atenção também à maquiagem na prevenção à mascne. Alguns dos principais cuidados são:

  • Evite usar maquiagem na região que fica coberta pela máscara;
  • Quando for aplicar a make, use sempre esponjas e pincéis limpos, de preferência esterilizados;
  • Prefira produtos sem fragrância e sem ingredientes pesados e fuja das bases com ingredientes oleosos.

E, caso você queira disfarçar as espinhas para uma chamada de vídeo, por exemplo, a nossa dica é o corretivo Clear & Cover da Sephora Collection. Ele é enriquecido com ácido salicílico, tem textura leve, suaviza a pele, desfoca as imperfeições e refina a textura do rosto deixando um acabamento matte natural.

Como cuidar da mascne

Caso você já tenha percebido o surgimento de acne no queixo, nas bochechas e no nariz, não há motivos para se preocupar. Nós sabemos que é bem chato lidar com espinhas e que isso mexe com a autoestima, mas, como a mascne não é hormonal, derrotá-la pode ser simples.

Para tratar a mascne, você deve, basicamente, fazer tudo o que foi dito no tópico anterior. Neste caso, porém, pode ser interessante realmente investir em um sabonete para acne ou outro produto antiacne de sua preferência.

E, caso as espinhas no queixo, nas bochechas e no nariz já sejam uma realidade para você, precisamos destacar que não é recomendado o uso de produtos super fortes na pele. Ácidos, peelings químicos e retinol, só com orientação médica! Isso porque esses produtos podem deixar sua pele mais frágil e sensível ao atrito com a máscara.

Por fim, se você perceber que a acne não está melhorando, o indicado é procurar um dermatologista para saber se seu problema é realmente mascne e como você deve tratá-lo.

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre a mascne, que tal conhecer um pouco mais sobre cuidados com a pele? Continue navegando pelo nosso blog!

Compartilhar