Eau de Parfum ou Eau de Toilette: conheça as principais diferenças entre EDP e EDT

Você tem um perfume favorito, usa sempre e adora. Um belo dia, quando vai repor o seu que está acabando, percebe que o novo está com o cheiro diferente. O que aconteceu? É possível que você tenha comprado uma versão diferente da que costumava usar. Isso acontece porque muitos perfumes podem ser encontrados como Eau de Parfum (EDP) e Eau de Toilette (EDT).

As notas do EDT e EDP podem até ser iguais, mas, dependendo do tipo de fragrância, a concentração de essência é maior ou menor. Quer conhecer mais o Eau de Parfum e o Eau de Toilette e descobrir as diferenças entre eles? Então continue lendo!

Como funciona a classificação dos perfumes?

As fragrâncias são produzidas e classificadas de acordo com a concentração de óleos essenciais presente nas fórmulas. A combinação desses óleos com um solvente forma a fragrância líquida que conhecemos.

Quanto mais material solvente, menos concentrada é a fragrância, o que a torna mais suave. Nesse caso, a durabilidade da fragrância se torna menor, pois os solventes são muito voláteis, evaporando da pele ao longo do dia e levando o perfume embora.

Qual a diferença de Eau de Toilette e Eau de Parfum?

As diferenças entre Eau de Toilette e Eau de Parfum começam pela concentração de essência e se estendem para outras características — e, quando você estiver escolhendo entre um Eau de Parfum ou Eau de Toilette, é importante ter esses pontos em mente.

Eau de Parfum

Para você que ainda não sabe muito bem o que é um Eau de Parfum, é um tipo de fragrância que conta com uma concentração de 11% a 15%. Também chamado de “água de perfume”, ele é mais potente que o perfume EDT e apresenta durabilidade de 6 a 8 horas.

Eau de Toilette

Menos concentrado que o EDP perfume, o Eau de Toilette, também conhecido como “água de banho”, tem concentração de aproximadamente 6% a 10%, é mais suave e dura na pele por um período de até 6 horas.

E existem ainda outras classificações de fragrância que vão além do Eau de Parfum ou Eau de Toilette:

  • Parfum: é o que tem maior quantidade de óleos essenciais, de 20% a 40%. Sua durabilidade é de mais ou menos 12 horas, podendo durar ainda mais;
  • Eau de Cologne: também conhecida como colônia, possui concentração de cerca de 3% a 5% e sua durabilidade é em média de duas horas;
  • Splash: com concentração de menos de 1%, dura menos de duas horas na pele.

Como e onde usar o Eau de Parfum ou Eau de Toilette

A diferença de concentração entre o EDP perfume e o perfume EDT aliada às suas famílias olfativas são os fatores que determinam em qual ocasião e época do ano é melhor optar por um perfume mais ou menos concentrado.

De modo geral, as fragrâncias do tipo Eau de Parfum são mais indicadas para:

  • Pessoas sofisticadas e que gostam de fragrâncias intensas;
  • Dias mais frios e noites;
  • Ocasiões como festas, jantares especiais e comemorações em geral

O EDP perfume é aquela típica fragrância marcante, que deixa um rastro perfumado.

o Eau de Toilette é mais adequado para:

  • Pessoas mais discretas, que preferem fragrâncias suaves;
  • Dia a dia;
  • Ambiente de trabalho, reuniões;
  • Até mesmo para ser usado por quem convive com crianças diariamente.

Se você procura uma fragrância mais leve, o perfume EDT é a solução perfeita.

E você, prefere fragrâncias menos marcantes ou gosta mesmo é de deixar um pouco do seu aroma por onde passa? A Sephora tem as melhores opções para ambos os estilos! Confira todos os perfumes disponíveis no nosso site.

Compartilhar