Rotina de Skincare para fazer antes de dormir

Cuidar da pele é fundamental para manter a saúde e a boa aparência dela e o período da noite é ideal para ter uma rotina de skincare. É neste período que as células entram em modo de recuperação, aproveitando muito melhor as propriedades dos produtos.

Aqui, você vai conhecer os melhores hábitos para ter uma rotina de beleza e cuidado com a pele à noite e deixar a sua pele radiante 24 horas por dia. Confira as dicas!

A linha Good Skincare da Sephora Collection conta com itens perfeitos e acessíveis para ter uma ótima rotina de skincare

O que é rotina de skincare?

Antes de mais nada, você sabe o que é rotina de skincare? O termo skincare vem do inglês e, traduzido literalmente, significa cuidados com a pele. Ou seja, rotina de skincare é nada mais do que uma rotina de cuidados com a pele.

Para que serve o skincare?

Agora que você já sabe o que é skincare, possivelmente já entende também para que serve o skincare, certo? Essa rotina de cuidados com a pele tem como principal objetivo mantê-la saudável e bonita.

É claro que, dependendo do tipo de pele, da idade e de outros fatores, a rotina de skincare pode ser adaptada e os resultados desejados também vão mudar. Uma pessoa com pele oleosa e acneica, por exemplo, pode querer controlar a oleosidade e a aparição de acne. Já uma pessoa mais velha e com pele mais madura pode ter como meta diminuir as linhas de expressão.

Por que cuidar da pele antes de dormir?

Durante a noite, as células da pele realizam um processo de recuperação chamado ciclo circadiano. É nesse momento que elas eliminam as toxinas e recuperam os tecidos de todos os danos que sofreram ao longo do dia. Esse ciclo é mais intenso no período entre as 22h e as duas da manhã, quando não há sol.

Por isso o primeiro passo da rotina de skincare deve ser retirar toda a maquiagem logo que você chega em casa e limpar qualquer resíduo de poluição, fumaça de cigarro ou outras impurezas que atingem a pele ao longo do dia. O acúmulo de sujeira atrapalha o processo de regeneração da pele e impede que ela absorva os produtos de skincare.

Como ter uma rotina de pele?

Existem inúmeras formas de cuidar da sua pele durante a noite, mas, para ter resultados de verdade, é necessário criar uma rotina de beleza e cuidados com a pele e segui-la com disciplina.

A melhor forma de chegar a uma rotina de skincare que funcione para você é se consultando com um dermatologista. Você pode pegar dicas de produtos e hábitos com amigos ou mesmo com influencers, mas só conhecendo bem sua própria pele e as especificidades dela é que esse ritual realmente trará bons resultados.

Ah, e tenha paciência! Os resultados de qualquer produto de skincare começam a ser visíveis após, mais ou menos, duas semanas de uso contínuo.

Passo a passo dos cuidados com a pele à noite

Os cuidados noturnos da sua rotina de beleza devem começar no momento que você chega em casa. É muito importante ir dormir sem qualquer impureza e com o pH da pele equilibrado para aproveitar ao máximo os benefícios do seu ritual de skincare.

1. Retirar a maquiagem

Como já dissemos, o primeiro passo do seu ritual de cuidados com a pele deve ser retirar toda a maquiagem do rosto antes de dormir. As partículas de base, batom e sombra costumam ter óleos e ceras que podem entupir os poros, levando ao surgimento de cravos e espinhas.

A nossa dica é usar um cleansing oil como o óleo de limpeza facial da Biossance, que dissolve a maquiagem facilmente e deixa a pele limpa, macia e hidratada. Porém, você pode também fazer essa limpeza com demaquilantes comuns, sejam eles bifásicos, em lenços ou como você preferir.

2. Lavar o rosto

Depois de retirar a maquiagem, é hora de turbinar a limpeza do rosto com um sabonete, gel de limpeza, água micelar, enfim, com um produto de limpeza específico para o seu tipo de pele.

Os produtos em gel e adstringentes são mais recomendados para rostos com a pele mista a oleosa. Já quem tem a pele mais ressecada deve procurar produtos hidratantes e em espuma.

Outra boa recomendação para a sua rotina de skincare é apostar em uma escova de limpeza, como as Foreo Luna. Elas aumentam a eficácia da higienização pois são capazes de trazer as impurezas mais profundas da pele para a superfície e eliminá-las, deixando os poros muito mais limpos e preparando a pele para receber os produtos de skincare.

A Foreo Luna é uma ótima adição para dar um up na rotina de skincare

3. Esfoliar a pele

Com produtos esfoliantes, você consegue fazer uma limpeza mais profunda, removendo células mortas, desobstruindo poros e promovendo a renovação celular. A esfoliação aumenta a capacidade de penetração do hidratante na pele, controla a produção de sebo e pode até melhorar manchas superficiais.

Porém, dependendo do tipo de pele, o recomendado é que a frequência dessa atividade seja de, no máximo, duas vezes por semana. Para saber o que é ideal para você, procure um dermatologista.

Para esfoliar sua pele sem agredi-la, evite soluções caseiras, como açúcar com mel, pois os grânulos são irregulares e podem acabar te machucando. Com um produto adequado, o correto é aplicá-lo fazendo movimentos circulares e sem pressionar demais a pele ou gerar muito atrito.

4. Aplicar um tônico facial

É aqui que a limpeza da pele é finalizada. Com o tônico, você retira as últimas impurezas que restaram sobre os poros, equilibra o pH da pele e prepara o rosto para receber os tratamentos que vêm a seguir.

O produto responsável por esta função é o tônico. A Caudalie é uma marca que conta com várias opções de produtos de skincare ótimos, incluindo tônicos para qualquer tipo de pele, como a loção tônica purificante Vinopure e a loção tônica hidratante Vinolevure, que deixam a pele equilibrada e pronta para receber outros ativos de tratamento.

Na hora de escolher o produto que vai usar nesta etapa, lembre-se de sempre evitar os tônicos que contêm álcool entre seus ingredientes. Eles podem acabar desidratando a pele.

5. Usar um creme para olhos

Você sabia que a pele da região dos olhos é 10 vezes mais fina do que o restante da pele do rosto? Além disso, essa é a primeira região a apresentar os sinais do envelhecimento.

Por ser mais fina e sensível, a pele ao redor dos olhos sofre mais com a falta de hidratação e com a ação de agentes externos, como radiação solar e poluição. Essa região precisa de atenção especial na sua rotina de skincare e, por isso, você precisa investir em produtos de tratamento para olhos.

6. Escolher um tratamento facial

É nesta etapa que você vai repor a hidratação e os nutrientes da pele, facilitando o processo de regeneração das células e potencializando os efeitos do descanso.

Para isso, procure produtos que vão ajudar nas características específicas da sua pele. Se a sua pele for seca, por exemplo, prefira máscaras, cremes, enfim, produtos de skincare hidratantes. Já se estivermos falando de uma pele madura, os produtos antiidade com certeza serão os preferidos.

7. Hidratar

Todos os tipos de pele precisam de hidratação, das mais oleosas às mais secas. A hidratação repõe água e uma pele oleosa não necessariamente é uma pele hidratada — e inclusive a hidratação ajuda a controlar a oleosidade!

O que muda entre a hidratação de uma pele seca e de uma oleosa é o produto usado, sua fórmula e textura. Um hidratante em gel, gel-creme, ou mesmo um hidratante em creme oil free, por exemplo, podem ser melhores para peles mais oleosas. Eles são mais leves e fáceis de serem absorvidos.

É essa a última etapa da rotina de skincare que dá viço e brilho natural à pele. A hidratação ajuda ainda a prevenir manchas, a deixar a pele mais firme e elástica e a minimizar poros e linhas finas.

Seguindo esses passos, a sua pele ficará super bem cuidada e naturalmente bonita!

Compartilhar