Rotina de Skincare para Pele Oleosa em 7 passos

Se cuidar da pele já deve ser uma preocupação diária, imagina para quem tem a pele oleosa! Quando a limpeza e a tonificação não são frequentes, o brilho fica evidente e já aparecem cravos e espinhas, não é mesmo? O ideal é sempre manter uma boa rotina de skincare para pele oleosa para evitar esses problemas.

Se você quer saber todos os passos necessários em uma boa skincare para pele oleosa, acompanhe! Mas, em primeiro lugar, você sabe o que é skincare?

O que é skincare?

A palavra skincare vem do inglês e significa cuidado com a pele. Nada mais é que uma rotina diária de cuidados para manter sua pele sempre bonita, hidratada e jovem por mais tempo.

A rotina de skincare depende muito do tipo de pele de cada pessoa e os produtos escolhidos devem ser adequados para cada necessidade.

O ideal é sempre consultar um médico dermatologista que possa avaliar o seu tipo de pele. Dessa forma você otimiza os cuidados diários, sabendo que estará usando produtos realmente adequados.

Por isso hoje vamos te ensinar a rotina de skincare para pele oleosa e os produtos ideais para que você tenha o resultado esperado!

Skincare para pele oleosa em 7 passos

Os cuidados com a pele oleosa devem ser ainda maiores que com outros tipos de pele. Isso porque se a oleosidade se mantém, facilmente aparecem cravos e espinhas.

Aliás, a atenção deve ser ainda maior na parte da manhã, já que quem tem pele oleosa sabe que quando acordamos a oleosidade está sempre mais acentuada. O que acontece é que, de madrugada nossa temperatura cai e o corpo produz essa oleosidade para que a região não resseque devido à baixa temperatura. É uma forma de proteção!

Então, seguindo essas dicas, você já vai sentir sua pele muito mais suave e macia. Confira!

1. Primeiro a limpeza

A regeneração celular é fundamental para manter a pele saudável. Dessa maneira, precisamos sempre limpar a pele assim que acordamos para remover as células mortas. A limpeza serve para retirar a oleosidade que criamos durante a noite, além de remover todas as impurezas do ambiente, como poeira ou poluição, por exemplo.

Além disso, a limpeza também potencializa a ação dos outros produtos que vamos utilizar durante o skincare. São diversas as texturas dos produtos que podem ser usados na hora da limpeza, você pode escolher o que mais lhe agrada.

Os produtos em gel são sempre uma boa opção de textura para pele oleosa. O Gel de Limpeza Pure Focus da Lancôme, por exemplo, é encorpado e tem uma espuma limpa, deixando a pele fresca. Além de limpar profundamente, mantém a oleosidade longe por mais tempo.

Outra boa opção é apostar nas queridinhas escovas de limpeza. A Foreo Luna Go Pele Oleosa tem pulsações transdérmicas que prometem eliminar até as impurezas mais profundas. Além disso, os filamentos de silicone foram desenvolvidos especialmente para peles oleosas.

2. A hora do tônico

Para finalizar uma boa limpeza, nada melhor que um tônico adstringente. Ele serve para que os vestígios que sobraram de impurezas possam ser totalmente eliminados. Além disso, tem função de tonificar a pele e reduzir o tamanho dos poros, cicatrizar as acnes e ainda prepara seu rosto para a aplicação dos próximos produtos.

Na Sephora você encontra o limpador facial adstringente Dior Capture Totale. Considerado o melhor adstringente da Dior, foi criado da pesquisa com células-tronco. Com ele, sua pele fica hidratada instantaneamente e livre de impurezas.

Há quem prefira tonificar com água micelar. Uma boa opção é a água de limpeza da Sephora Collection, com suas micelas, que são pequenas esferas ou bolhas purificantes, que sugam para dentro de si todas as partículas de sujeira, deixando a pele limpa, suave e fresca.

3. Aplique o sérum

Com uma enorme capacidade de hidratação e regeneração da pele, o sérum tem diversas funções, principalmente quando se trata de skincare para pele oleosa. Por ter uma textura mais líquida, fluida e livre de óleos, tonifica a pele sem deixar resíduos.

A escolha ideal é o sérum com ácido salicílico, que faz com que o excesso de oleosidade do rosto seja eliminado, desobstruindo os poros e melhorando a textura da pele acneica. O da Sephora Collection, Sérum The Antidote, tem textura leve e não oleosa. Além de purificar, reduz as imperfeições e suaviza a pele.

4. Creme para a área dos olhos pela manhã?

Sim! Como a pele ao redor dos olhos é muito fina e sujeita a linhas de expressão, a perda de colágeno favorece o aparecimento da flacidez.

O creme WASO da Shiseido foi inspirado no Momiji Oroshi, uma pasta japonesa picante de rabanete e cenoura. Ele transmite uma sensação de frescor instantâneo e melhora a aparência dos olhos cansados. Além disso, tem aroma refrescante, dando uma sensação energizante e um efeito de luminosidade imediata.

Um cuidado que se deve ter na utilização de cremes para a área dos olhos pela manhã é que alguns tipos possuem substâncias específicas que podem pigmentar a pele quando exposta ao sol. Confira sempre a embalagem e utilize filtro solar.

5. Não pode faltar a hidratação

Se você pensa que por sua pele ser oleosa ela não precisa de hidratação, está muito enganada! Esse tipo de pele também precisa desse cuidado e por isso o skincare para pele oleosa também inclui hidratar diariamente, basta observar a textura dos produtos que serão aplicados.

Assim como nos demais passos, a hidratação da pele oleosa pede características específicas para esse tipo de pele. Dessa forma, escolher um produto oil-free é a melhor opção.

O gel creme hidratante da Dermage tem ações combinadas de Nicotinamida, que é uma vitamina solúvel em água que aumenta a síntese de ceramidas naturais da pele, e Alfa bisabolol, que tem ação anti-inflamatória, tira manchas e é anti-acne. Além disso, tem tecnologia prebiótica, aumentando o equilíbrio da microfibra da pele deixando-a com aparência mais saudável.

A Clinique também possui um hidratante específico para peles oleosas, o Dramatically Different. A fórmula é sem óleo, proporcionando hidratação e suavidade.

6. É chegado o momento do tratamento

Pele limpa e hidratada, é chegado o momento de aplicar seu dermocosmético favorito. Dermocosméticos são produtos de cuidado com a pele que possuem ativos e substâncias usadas em tratamentos dermatológicos. Podem ser anti-idade, redutores de flacidez ou manchas, além de secativos e cicatrizantes de acne. Em outras palavras, cuidam não apenas da beleza mas também da saúde da pele!

Na sua skincare de pele oleosa, vale a pena investir em produtos direcionados aos cuidados antiacnes ou que mantenham a pele mais sedosa e macia.

O Detox Elixir Facial da Bruna Tavares foi desenvolvido para auxiliar no controle da oleosidade. Além disso, também serve para acalmar e purificar a pele. Pode ser usado depois do hidratante ou em substituição a ele. Tem esferas de carvão ativado e Hygeaphos, que reduz e previne o aparecimento de acne. Além de tudo, ainda não contém parabenos e é vegano!

Agora, se você prefere um creme anti-idade, o Improve C 20 da Dermage é excelente para prevenir o envelhecimento cutâneo. Além disso, atenua rugas finas e moderadas e possui vitamina C pura.

7. Finalmente, o protetor solar

Com toda a certeza, mesmo em dias nublados, nunca saia de casa sem protetor solar. Isso porque tanto o envelhecimento quanto os casos de câncer de pele estão diretamente ligados à exposição solar.

Dessa forma, a indicação dos dermatologistas é utilizar um fator mínimo de proteção solar, o FPS, número 30, por mais que muitos indiquem que o ideal é acima de 50. Você pode optar por um produto que contenha cor, que, além de colaborar com a maquiagem, ainda maximiza a proteção contra luz visível.

Assim como os hidratantes, escolha texturas favoráveis ao seu tipo de pele e não esqueça de reaplicar durante o dia! Na Sephora você encontra uma variedade de protetores solares para todos os gostos.

A Shiseido tem um protetor solar de alto fator de proteção com resistência à água, é o Expert Sun Protection Lotion. Ele tem FPS 50, livre de agentes químicos, fragrância, álcool e parabenos. Pode ser usado em todos os tipos de pele, mas favorece as oleosas por não obstruir os poros. Além disso, protege contra danos celulares que formam as rugas.

Para quem prefere os coloridos, a base gel-creme tonalizante FPS 50, BB Cream Hidracolors, da Árago, tem toque seco com alta proteção UVA+UVB. Além disso, possui ácido hialurônico vetorizado por silício, que estimula a proliferação celular e intensifica a renovação epidérmica.

O skincare para pele oleosa pode ser mais rápido?

Quem deseja uma rotina mais enxuta pode optar por um kit de skincare para pele oleosa. A marca brasileira de dermocosméticos Quintal, por exemplo, tem um kit de tratamento anti-acne com efeito purificante e anti-inflamatório.

O kit de skincare para pele oleosa da Quintal é composto por uma máscara de tratamento que atua na limpeza profunda, eliminando a acne sem desidratar. Além disso, conta com um hidratante finalizador que purifica e tem ação anti-inflamatória que melhora espinhas e a oleosidade excessiva.

Já a marca francesa Caudalie tem um trio de cuidados faciais chamado Água de Beleza Pele Radiante formulado sem parabenos, óleos minerais ou qualquer ingrediente de origem animal. O trio, que é também um kit de skincare para pele oleosa, é composto por um gel de limpeza, uma loção tônica e um sérum anti-imperfeições que comprime os poros.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que as aplique no seu dia a dia. Pode ter certeza que, usando os produtos certos e mantendo uma rotina de skincare, os resultados virão!

Compartilhar